O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.
Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius; em português, João Amós Comênio; Nivnice, 28 de março de 1592 – Amesterdão, 15 de novembro de 1670) foi um bispo protestante da Igreja Morávia, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna.
Comenius chama sua didática de 'magna' porque ele não queria uma obra restrita, localizada. No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.
Comenius (1592l1670), pedagogo morávio, conl siderado o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII (Fonte: http:// www.pedagogiaespirita.org).
O nome Comênio é o aportuguesamento da assinatura latina (Comenius) de Jan Amos Komensky, nascido em 1592 em Nivnice, Morávia (então domínio dos Habsburgos, hoje República Tcheca). O pensador Comênio foi filho único de um casal de membros do grupo protestante Irmãos Boêmios.
Em Comenius, o ensino/aprendizagem torna-se fácil e eficaz porque ele fundamenta-se no método que é regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.
Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.
A Didática surge graças á ação de dois educadores, RATÍQUIO e COMÊNIO, ambos provenientes da Europa Central, qua atuaram em países nos quais se havia instalado a Reforma Protestante (2). COMÊNIO escreveu, entre outras obras, a Didática Magna(3) , instituindo a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos".
Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.
Comenius não se opõe aos ricos, como também não propõe uma distribuição mais igualitária das riquezas. Lembremos que viveu em uma sociedade religiosa e teocêntrica, segundo a qual Deus estava no centro do universo e a existência de diferentes camadas sociais deveria ser aceita.
Bem como, expõe a forma de organização disciplinar proposta por Comenius, pautada em três pilares básicos, a saber: a virtude, a religião e a instrução.
A Didática I, especificamente, divide-se em quatro módulos: 1) A Didática Geral ou teoria do ensino: conceito, objeto e campos; 2) O lugar da Didática entre a Educação, a Pedagogia e as Didáticas Específicas; 3) Trajetória histórica da Didática em nível mundial e brasileiro e; 4) O papel da Didática na formação de ...
A Teoria das Situações Didáticas discute as formas de apresentação de determinado conteúdo matemático – ou parte dele – para os alunos, sempre que houver uma intenção clara do professor de possibilitar ao aluno a aprendizagem (aquisição de saberes), por meio da sequência didática planejada.
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Contudo, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o título de “pai da pedagogia moderna” e a Johann Friedrich Herbart o título de “pai da pedagogia tradicional.
A “Didática Magna ou Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos” de Comênio fundamenta-se, principalmente, na formação por meio da instrução, da moral e da religião; no ensino universal ordenado pelas leis da natureza na aprendizagem fácil, sólida, rápida e disciplinada e na organização universal das escolas.
O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
A Didática Magna, tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, de acordo com Almeida et al. (2019), é considerada a mais expressiva contribuição de Comenius. A obra foi escrita em 1651 em plena guerra dos 30 anos.
Comênio, já defendia a Didática como arte de ensinar quando escreveu o seu clássico Didático Magna, tratado universal que trazia como propósito, ensinar tudo a todos; a possibilidade de aprendizagem para todos, onde desafia o aluno a construir seus conhecimentos a partir Page 4 REVISTA EDUCAÇÃO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE ...