O protagonista de Toy Story, Woody, pertenceu primeiro ao pai de Andy (de fato, a mãe de Andy chama Woody de "um velho brinquedo de família"). Mozart diz que Ranft revelou a ele que o pai de Andy também se chamava Andy - Andy Sr.
Na época em que o filme foi criado, a tecnologia 3D era uma das maiores novidades do cinema o que, consequentemente, tornava a sua produção caríssima. A criação de personagens humanos seria a parte com o valor mais alto de todo o longa e, por isso, o pai da família Davis acabou sendo deixado de lado.
Um designer de brinquedos amigo do roteirista do primeiro filme da série revelou que o Woody era um brinquedo de infância do pai de Andy, também chamado Andy. Extremamente pobre quando criança, ele ganhou o boneco, único no mundo, após escrever uma carta para os criadores do show.
De acordo com a teoria, o pai de Andy morreu logo depois do nascimento de Molly (irmã do dono dos brinquedos), vítima de síndrome pós-poliomielite. Ele pegou a doença na infância e, por isso, seus brinquedos foram queimados, mas o Sr. Davis escondeu Woody, que foi o único remanescente daquela época.
E isso é porque ele está traumatizado. Assim como todos os brinquedos do Sid, eles são torturados bocados de corpo. e isso tudo deixou eles bem traumatizado. Eles conseguem falar, mas no momento todos estão traumatizados, foi exatamente!
Joe Ranft, que trabalhou na Pixar por anos, revelou ao amigo Mike Mozart a verdadeira história e ele contou tudo em seu canal no Youtube. Segundo Mozart, o nome “Andy”, escrito no pé de Woody é, na verdade, de Andy Sr., pai do Andy que vemos nos filmes.
Fãs de todo o mundo acreditaram que a história dos brinquedos tinha terminado quando Andy levou o seu adorado cowboy de corda Woody e o resto do grupo - Buzz, Jessie, Slinky, Rex e os outros - para viver com Bonnie, uma pequena amiga da família que, tal como Andy, possui uma imaginação fértil no que diz respeito aos ...
Já no primeiro filme, so público é apresentado a um dos casais mais fofos de Toy Story: Woody e Betty. Os brinquedos que vivem no quarto de Andy tem o seu relacionamento desenvolvido durante os longas da franquia, até terminarem juntos na quarta produção — mas, você sabia que tudo isso quase não aconteceu?
É melhor olhar mais para trás, mais precisamente para o ano de 1995, quando a Pixar lançou o primeiro longa da saga – e o primeiro da história do estúdio. No desenho estrelado pelo xerife Woody e pelo patrulheiro espacial Buzz Lightyear, conhecemos o malvado Sid Phillips.
Conforme dito por alguns produtores da franquia, um dos motivos principais pelo qual eles decidiram não incluir Betty no terceiro filme é porque ela não sobreviveria ao incinerador apresentado na fase final do longa por ser feita de porcelana, um material extremamente frágil.
Em fevereiro de 2008, o enredo do filme foi divulgado: "O caubói Woody e seus amigos de brinquedo são despejados em uma creche depois que seu dono, Andy, vai para a faculdade." Inicialmente, o lançamento do longa estava previsto para 2009, porém foi adiado para 2010.
Ela é uma das melhores amigas de Woody e mais tarde torna-se amiga de Buzz. Tanto ela como Woody tem um relacionamento que é muito parecido com um irmão e uma irmã.
Enquanto filme original trazia Andy, um garoto de 8 anos de idade que amava a temática caubói; agora os brinquedos dele pertencem à pequena Bonnie, que tem 4 aninhos e foi apresentada brevemente em Toy Story 3.
O Cavalo Leal do Woody: Bala no Alvo é um personagem marcante de Toy Story, sempre ao lado do xerife Woody em suas aventuras. Sua lealdade e espírito aventureiro tornam-no uma figura querida pelos fãs.
O final de Toy Story 4 deixou muitos fãs suando pelos olhos nos cinemas, mas ele quase foi bem diferente. No final que chegou às telonas, Woody decide deixar para trás seus antigos companheiro para viver uma vida sem donos com Betty e outros brinquedos.
Com certeza, um dos grandes destaques de Toy Story 4 foi o personagem Forky, um simpático garfo que foi transformado em brinquedo por Bonnie, nova proprietária dos brinquedos de Andy.
O Andy pai tinha poliomielite e seus brinquedos foram destruídos para sua segurança — ele, no desespero, conseguiu salvar três: Woody, o Sr. Cabeça de Batata e Slinky. O Andy I se recuperou, cresceu, casou e teve um filho. Até que sofreu de Síndrome Pós-Pólio e acabou morrendo, sendo encontrado sem vida pelo Andy Jr.