O carneiro é o macho da ovelha e os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos. É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.
Muitas pessoas se confundem ao chamar de ovelha todos os outros animais da mesma espécie. Porém, ovelha são somente as fêmeas adultas. Já os machos são chamados de carneiros, e a cria deles são os cordeiros.
Quando João Batista viu Jesus aproximar-se (João 1,29-34), dá testemunho do Messias apresentando de imediato as suas credenciais: Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado o mundo”. “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele”. Ele “é quem batiza com o Espírito Santo”.
Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote. Talvez você reconheça os ovinos através de ilustrações, já que muitas vezes são representadas com sua lã característica. Os ovinos são os carneiros e ovelhas, eles podem ser categorizados como lanados e deslanados.
Israel Salazar, Gabriel Guedes - Canção Ao Cordeiro "DVD Salazar Ao Vivo"
Qual a diferença de ovelha e cordeiro?
Para entender, no grupo dos ovinos, a ovelha é a fêmea, o carneiro é o macho e o cordeiro é o filhote. Agora, entre os caprinos, a cabra é a fêmea, o bode é o macho e o filhote é o cabrito.
Na época do Velho Testamento, a lei de Moisés exigia que os filhos de Israel sacrificassem de seus rebanhos e manadas um “macho sem defeito” e o “[ofertassem] de sua própria vontade” (Levítico 1:3). Assim, Isaías ensinou que Jesus Cristo “como um cordeiro foi levado ao matadouro” (Isaías 53:7).
Cordeiro, ou cordero, em espanhol, tem origem no latim vulgar cordarius (do latim cordus ou chodus), nascido tarde, fora do tempo ou da estação apropriada (animais ou frutos); o filhote do carneiro e da ovelha.
Por que João disse que Jesus é o Cordeiro de Deus?
A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Batista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29). Os hebreus ofereciam sacrifício de um cordeiro "puro, sem manchas e sem defeito" a Deus, para remissão dos pecados.
À Comunidade dos Irmãozinhos e das Irmãzinhas do Cordeiro, juntam-se leigos celibatários, famílias, jovens, crianças, padres diocesanos, que formam a «Família do Cordeiro».
Na Bíblia, Jesus é comparado com alguns animais, sendo descrito na ressureiçao como o "Cordeiro de Deus", que tira o pecado do mundo. Mas na segunda vinda, Ele ganha o nome de Leão da Tribo de Judá, e o Seu rugido faz estremecer toda a Terra!
Contudo, Isaque foi substituído por um carneiro (Gênesis 22:13), o que indicava o compromisso de Deus em abençoar as nações por meio de sua “descendência” (Gênesis 22:17, 18), Jesus (Atos 13:23).
Então vi um Cordeiro de pé no meio do trono, rodeado pelos quatro seres vivos e pelos líderes. Parecia que o Cordeiro havia sido oferecido em sacrifício. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus que foram enviados ao mundo inteiro.
Cordeiro. Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.
Quanto à idade, os ovinos são classificados em: • Cordeiro ou cordeira (até 6 meses). Borrego ou borrega (de 6 a 12 meses). Capão (macho castrado). Carneiro (macho inteiro).
O cordeiro era o animal que o povo sacrificava como oferta a Deus, para que seus pecados fossem perdoados. Da mesma maneira, naquela noite, quando imolaram o cordeiro, foi uma simbologia de que eles reconheciam seus pecados, se arrependiam e reconheciam a grandeza e o senhorio de Deus.
Dentro desse universo simbólico dos sacrifícios de animais, havia o símbolo do cordeiro que também era um animal oferecido como holocausto para expiação dos pecados. Deste modo, quando alguém oferecesse um cordeiro no templo, esse sacrífico marcava o perdão dos seus pecados e delitos.
Ele veio como um Cordeiro para ser sacrificado em nosso lugar, prometeu que voltaria, mas agora como um Leão para julgar vivos e mortos. Esta figura do Cordeiro e do Leão é uma das mais conhecidas das escrituras. Jesus é o Cordeiro/Leão, o juízo e a misericórdia. Seus sete chifres simbolizam a plenitude do poder.
As ovelhas tropicais possuem um intervalo entre partos entre sete e oito meses, o qual permite um período vazio entre sessenta e noventa dias a depender da época e da idade da matriz, com um sistema de manejo e uma nutrição adequada é possível alcançar três partos em dois anos (GONZALEZ-STAGNARO,1993) .
São várias as técnicas de manejo de acasalamento em ovinos. "Uma delas seria a monta dirigida ou controlada, na qual você leva o reprodutor àquela fêmea que está no cio. A outra seria a estação de monta, na qual você escolhe um período do ano para que as suas ovelhas sejam acasaladas", explica o pesquisador.