Cobra-cega (Ordem Gymnophiona) As serpentes são classificadas como répteis, grupo que também engloba os lagartos, tartarugas e crocodilos. As cecílias são anfíbios, uma classe evolutiva muito diferente, que reúne animais como sapos, rãs, pererecas e salamandras.
As serpentes ou cobras, como são popularmente conhecidas, são animais alongados, desprovidos de patas, pálpebras móveis e orelhas. Com um corpo escamoso e um tanto esquisito, são parentes próximas de jacarés, tartarugas, lagartos e, surpreendentemente, até das aves.
O lagarto-toupeira mexicano, conhecido cientificamente como Bipes biporus, é encontrado exclusivamente na Península da Baixa Califórnia, no México, e pode ser facilmente confundido com uma cobra.
5 SINAIS DE QUE SUA FAMÍLIA DESTRÓI SUA SAÚDE MENTAL
Qual bicho vira cobra?
Em Pedra Branca, a distinção entre mantódeos e fásmidos pode ser observada no seguinte de- poimento: Louva-a-deus-de-cobra é um louva-a-deus que se transforma em cobra. O outro é verde, pequenininho. O primeiro é virado do camará. Um vira de cipó e um outro não vira, mas é todo compridinho também (Dona V., 54 anos).
Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.
A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis. Podem medir até 30 cm de comprimento e têm a capacidade de regenerar partes do seu corpo.
As cobras são organismos ovíparos que põem entre 9 e 32 ovos por temporada. O tempo de incubação leva entre 38 e 103 dias, dependendo da temperatura. Além disso, a fêmea costuma realizar uma segunda ninhada, mesmo antes da eclosão da primeira.
A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.
As primeiras cobras teriam surgido nas florestas do antigo supercontinente conhecido como Laurásia (que envolvia a América do Norte, a Europa e a norte da Ásia), há cerca de 128 milhões de anos, no Cretáceo Inferior.
No capítulo 3 do livro do Gênesis temos, nos versículos 14 e 15, a maldição da serpente. Deus diz, então, que a cobra será o mais amaldiçoado dos animais silvestres e que, assim, passará a andar arrastando-se sobre o ventre. Antes dessa maldição cobra tinha pernas?
Talvez você não saiba, mas há alguns milhões de anos as cobras tinham pernas! Isso mesmo: elas não rastejavam como hoje, mas andavam como os lagartos. Para você ter uma ideia, já foram descobertos três fósseis preservados de serpentes com pernas, que comprovam isso.
Chrysopelea paradisi que também é conhecida como cobra voadora, é uma espécie de serpente pouco venenosa que pertence à família Colubridae e ao gênero Chrysopelea, que consiste em um grupo com cinco espécies, com comprimento variado entre 0,6 à 1,2 metro.
— Rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados — diz a nutricionista Izabela Freitas.
As minhocas ao se locomoverem por entre as camadas do solo, cavam galerias fazendo passar por seu tubo digestivo grande quantidade de terra e restos vegetais, formando desta maneira o "húmus".
A cobra verde das árvores é nativa da Austrália e Papua Nova Guiné, tem tamanho médio de um metro, mas pode chegar ao dobro disso nos casos mais extremos. Além de sapos, essas cobras costumam se alimentar de lagartos, e aproveitam a cobertura da vegetação para se esconder antes do bote certeiro em sua presa.