Mas, o que é mais importante, é que Ele escolheu os israelitas para que participassem de modo especial do seu plano de redimir toda a humanidade. Deus prometeu à Abraão poder para cumprir a sua missão.
Jacó foi um grande profeta que viveu centenas de anos antes do tempo de Cristo. Por ter sido fiel, o Senhor deu-lhe o nome especial de Israel, que significa “aquele que prevalece com Deus” ou “que Deus prevaleça” (Bible Dictionary, “Israel”, p. 708). Jacó teve doze filhos.
POR QUE DEUS ESCOLHEU O POVO JUDEU? - Rodrigo Silva
Por que os judeus são o povo escolhido?
Os judeus foram escolhidos por Deus para serem 'peculiares a Mim' como os pioneiros da religião e da moralidade; esse foi e é o seu propósito nacional."
Assim sendo, Israel é o povo de Deus, pois responde ao Deus único, a que tem por Deus, assumindo-se como posse e propriedade do Senhor, a quem reconhece e obedece na relação única de pertença que o define. Efetivamente, é a vivência de ser o povo escolhido que o define e o distin- gue de outros povos.
E ser escolhido por Deus é um dos maiores milagres que alguém pode receber. “O Senhor Jesus disse que muitos seriam chamados, mas poucos seriam escolhidos, e o escolhido é aquele que ouve a Palavra de Deus, que teme a Deus.
Quando uma pessoa é escolhida por Deus, ela traz marcas, que não passam despercebidas. É igual a um perfume bom, que alguém passa e exala. Muitas vezes não se comenta, mas a curiosidade faz querer saber o nome da fragrância.
O povo de Deus hoje é a igreja. O Senhor Jesus, edificou sua igreja nEle mesmo sem acepção de pessoas. Todos os crentes em Cristo, arrependidos, convertidos, são um só povo de Deus; cada um é membro do corpo da igreja e Cristo a cabeça: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30).
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Mas escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao SENHOR. Deus os encontrou perdidos no deserto, numa região onde viviam animais ferozes. Chegou perto, cuidou deles e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
Testifico que não importa sua origem, não importam seus pecados, não importam suas inadequações ou dúvidas, graças a Jesus Cristo, todos nós podemos ser os “escolhidos” de Deus.
Ela se refere àqueles da nação de Israel (israelitas de nascença) que foram salvos pela graça de Deus e agora são parte da Igreja (Romanos 11:5). O artigo “e” na frase “e sobre o Israel de Deus” distingue os crentes judeus dos que pertencem à companhia dos cristãos.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Se você ama o louvor, se você ama a palavra, se você ama a adoração, se você ama comunhão com os filhos de Deus, é uma grande evidência de que você foi escolhido. Então, meu querido, ao invés de você perder o seu tempo preocupado. se o senhor vai te aceitar, alegre se nele e compartilhe da sua fé.
Acreditam que representam todos os do povo de Deus durante toda a história bíblica. Outros ensinam que os números 12.000 e 144.000 são números literais sendo que alguns crêem que os 144.000 são pessoas descendentes de Jaco(chamado também Israel na Bíblia) e que terão um papel específico na escatologia do mundo.
Na Sua infinita liberdade, Ele simplesmente escolhe e, uma vez escolhido, Deus não volta atrás. Portanto, se você sabe que Deus está te chamando, porém, se julga instruído ou preparado demais para abandonar tudo e seguir a Jesus, saiba que Ele respeitará sua decisão, mas seu chamado continuará sendo irrevogável.
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.
"Israelitas" (Yisraelim) refere-se especificamente aos descendentes diretos de qualquer um dos filhos do patriarca Jacó (mais tarde chamado Israel) e seus descendentes como um povo também coletivamente chamados de "Israel", incluindo convertidos à sua fé, o Deus de Israel.