O supervisor do estagiário na empresa concedente deve ser funcionário do seu quadro funcional, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário (inciso III do art. 9º da Lei 11.788/2008).
Supervisor deve fazer parte do quadro da empresa e ter conhecimento para fazer orientação. Nos passos iniciais da vida profissional, os estagiários precisam de orientação permanente, e essa importante função deve ser preenchida nas empresas por alguém capaz de guiá-los durante a jornada.
De acordo com a Lei 11.788/2008, o estágio requer um "professor orientador da instituição de ensino" e um "supervisor da parte concedente" (art. 3º, §1º). O professor orientador deve ser "da área a ser desenvolvida no estágio" (art. 7º, inciso III).
À supervisão de campo cabe acompanhar, orientar e avaliar o/a discente no campo de estágio, conforme o plano de estágio. Interessante ressaltar que em ambas as atribuições, é primado o diálogo constante entre supervisão de campo e acadêmica.
PAPO DE AS: O Trabalho da/o Assistente Social no CRAS: EP8
Quem é o supervisor do campo?
O papel de supervisor de campo se dá na coordenação e supervisão das operações externas de uma empresa. Quem ocupa esse cargo atua como ponto de ligação entre a gestão sênior e a equipe de trabalho no campo, garantindo a comunicação eficaz e a implementação de políticas e diretrizes da empresa.
Coordenador(a) de estágio: Docente com a permissão de Coordenador de estágio, responsável por gerenciar os estágios de um curso e/ou departamento, podendo também ser orientador(a) do estágio.
A Lei do Estágio determina que o estágio “deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente”. Como indicado, parte dessa responsabilidade de avaliação do estágio recai sobre a instituição de ensino.
Gosto de ressaltar que o estagiário não é responsável pelas atividades, o responsável é o supervisor, é outro superior da empresa, o estagiário está ali para aprender então deve estar devidamente acompanhado.
A fiscalização do estágio nas Empresas é de competência do Ministério Público do Trabalho através dos seus Agentes fiscais, a partir dos dispositivos da Legislação vigente (Lei 11.788 de 25/09/2008).
Basicamente, o supervisor é responsável por direcionar, conduzir e orientar processos e funcionários da empresa. Em geral, as organizações contratam supervisores para áreas específicas, como os supervisores de vendas, produção, Recursos Humanos (RH), logística, operações, entre outros.
Hoje quem trabalha como Supervisor de Estágio ganha em média um salário de R$ 2.369,00. E antes de se tornar Supervisor de Estágio, 11% foi Enfermeira e depois 4% se tornou Enfermeira Assistencial.
O professor orientador é aquele que faz o acompanhamento pedagógico do seu estágio. Ele é designado pela unidade da instituição educacional para aprovar, acompanhar, orientar e avaliar as atividades do seu estágio junto à instituição educacional (IFSP).
Dessa maneira, o coordenador também faz o papel de supervisionar os supervisores, como uma maneira de garantir que todos os processos estejam realmente sendo feitos da maneira esperada.
Em geral, o gerente está hierarquicamente acima do supervisor nas demais áreas de atuação. Existe a possibilidade do supervisor desempenhar funções em conjunto ou com variação hierárquica ao coordenador.
"Os atos praticados pelo estagiário são praticados em conjunto com o advogado e sob responsabilidade deste, conforme expressamente prevê o artigo 3º, § 2º, da Lei n.º 8.906, de 04.07.1994.
Neste momento o estagiário deve apresentar o Comprovante de Pagamento do Seguro Obrigatório. O Coordenador do curso indicará ao estagiário um professor orientador da instituição que fará o acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário.
Quem é responsável pelo acompanhamento do estágio?
O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário (inciso III, art. 7º da Lei 11.788/2008).
Quem são os atores que devem supervisionar o estágio?
Sendo assim, o estágio direto em Serviço Social configura-se com a articulação de três atores envolvidos, sendo: o supervisor acadêmico, o supervisor de campo e o aluno estagiário, cada qual com suas competências e atribuições como preconiza a Política Nacional de Estágio da ABEPSS de 2010.
A supervisão deverá ser feita de forma conjunta pelo professor supervisor pelo profissional de campo, tendo como base o Plano de Estágio elaborado em conjunto pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio.
Você também precisa assinar um termo de compromisso e um contrato de estágio para realizar essa vivência. Ele deve passar tanto por você quanto pelo supervisor da empresa, além da instituição de ensino. Ou seja, o contrato deve ser assinado por essas três partes.