Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.
Traficante trazia drogas de São Paulo Policiais federais prenderam ontem, no Rocha, na Zona Norte, Cristiano de Sá Silva, o Abelha ou Pablo, 33 anos, apontado como um dos principais fornecedores de drogas para as favelas controlados pela facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Sérgio Luiz da Silva Júnior – o Da Russa – CV - Chefe do tráfico do Morro do Barrão. Tem grande prestígio com o alto escalão do CV. Um dos principais traficantes da facção nas ruas.
Wilton Quintanilha, o Abelha, considerado um dos principais líderes do Comando Vermelho, é um dos homens mais procurados nas operações que ocorrem nesta semana no Rio de Janeiro.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.
Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.
O sinal de V é um gesto com a mão em que o dedo indicador e o médio são levantados e separados, enquanto os outros dedos permanecem fechados. Possui vários significados, dependendo do contexto cultural e como ele é apresentado. Winston Churchill fazendo seu famoso sinal de "V de Vitória" em 1943.
Fundado em 1979, o CV também expandiu seus negócios para outros estados. É a 2ª maior facção brasileira. Em 2020, segundo a Revista Veja, a estimativa era de que o grupo contava com 30 mil integrantes.
A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo. A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence.
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.
Às vezes, considerando o contexto da criminalidade, está associado ao tráfico de drogas, que costuma gerar bastante dinheiro. O que significa Tio Patinhas? Quando chamamos alguém de Tio Patinhas, queremos dizer que a pessoa é muito frugal, mesquinha e não gosta de gastar dinheiro.
Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.
Antes aliados, o Comando Vermelho (CV), maior facção criminosa do Rio Janeiro, e o PCC são inimigos declarados e disputam territórios. O grupo paulista atua em 24 Estados, além do Distrito Federal. O CV está presente em 13 e também atua no DF.
A maior organização criminosa do mundo em movimentação financeira, de acordo com a ONU, é a japonesa Yakusa, que movimenta 80 bilhões de dólares por ano.
Isaias Pereira Duarte, vulgo “Caverninha” – conhecido como “matador de polícia”, é membro do CV-MT e considerado extremamente articulado, à frente de todas as unidades prisionais.
Amigos dos Amigos, Comando Vermelho, Terceiro Comando, Primeiro Comando da Capital, Primeiro Comando Mineiro, Paz, Liberdade e Direito, Comando Norte/Nordeste. São todos nomes de facções criminosas espalhadas de Norte a Sul do país.
O homem conhecido como "Malandrex", que foi preso no Rio de Janeiro pelos crimes de corrupção ativa e roubo, tinha mais de 50 mil seguidores nas redes sociais. Ele estava foragido da Justiça há cerca de 5 anos e aparecia em vídeos debochando da polícia.
Ele se entregou à Polícia Federal (PF) após uma negociação —que durou uma semana— entre sua defesa e a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio. A princípio, Zinho não terá direito a banho de sol para não ter contato com outros presos.
Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga, Índio ou RG, é ligado a facção Comando Vermelho, e chefia o tráfico de drogas na Favela Parque União no Complexo da Maré. Ele costuma promover bailes funks na comunidade, a fim de aumentar as vendas de drogas na região e está sempre acompanhado de seguranças fortemente armados.