Makima demonstrou ser extremamente astuta, fria e manipuladora, pois controla Denji por meio de promessas de um relacionamento romântico e sexual, ao mesmo tempo em que o ameaça com extermínio total se ele a desobedecer.
Denji sempre foi manipulado por Makima desde o dia em que eles se conheceram para o contrato com Pochita ser quebrado. Ela deu para Denji uma casa, comida e o iludiu fazendo parecer que daria uma relação amorosa em algum momento como ele sempre sonhou.
Denji nunca quis matar Makima, porque ele ainda gostava dela apesar de tudo o que ela fez com ele. Ele a comeu para que pudesse "se tornar um com ela". Basicamente como sua expressão final de amor por ela; ele dizendo que carregará seus pecados com ela.
Makima tinha um contrato com o primeiro-ministro japonês para que os japoneses assumissem o dano por ela. Foi por isso que ela não morreu. Quando morta de vez, ela reencarnou como Nayuta, o novo demônio do controle.
Denji é morto e Pochita gravemente ferido, mas os dois já haviam feito um acordo que permite a Pochita fundir-se com Denji, revivendo-o como um híbrido humano-demônio com a habilidade de serra elétrica de Pochita. Denji mata o demônio que o matou e é abordado por uma equipe de caçadores de demônios do governo.
Ela consegue utilizar os poderes de suas vítimas, a vemos fazer isso com as habilidades dos seguintes demônios: Angel Devil, Future Devil, Snake Devil, Punishment Devil e Spider Devil.
Denji encontrou uma brecha no contrato de Makima com o Primeiro Ministro, pois apenas danos externos seriam redirecionados. Ou seja, auto-mutilações ou acidentes surtiriam efeito. Desta forma, Denji cortou Makima com uma arma feita com o sangue de Power.
Por que a Makima é odiada? O principal motivo pra isso é ela ser uma assassina sádica diretamente responsável por um número enorme de tragédias que também é a antagonista direta de um grupo de pessoas que querem fazer o bem.
Passo 1: Makima obriga Aki a fazer um contrato com ela, e vai junto de outras pessoas sob seu controle peitar o Diabo da Pistola. Passo 3: Diabo da Pistola possuiu o corpo de Aki e se tornou o Infernal da Pistola. E a Makima delegou ao Denji matar o seu melhor amigo.
Telecinese: Makima pode controlar uma força invisível que age de forma semelhante a telescinese, normalmente usando isso para explodir ou implodir adversários. Controle de Demônios: Makima demonstrou controlar qualquer pessoa em grande medida, podendo mesmo forçá-la a fazer contratos com ela ou com outro Demônio.
Visão Geral. Uma parte do Inferno parece ser um campo florido e gramado com colinas, com inúmeras portas paralelas no céu. Não se sabe se há mais lugares assim no Inferno além desta área que pode não ter sido visto.
Denji negou seu desejo de se tornar parte do Demônio da Serra Elétrica e, em vez disso, a forçou a fazer parte dele. Em sua conversa com Kishibe após derrotar Makima, ele revelou que a comeu porque comê-la inteira não apenas garantiu que ela nunca reviveria, mas também a tornou uma com Denji.
Para todos os efeitos, Makima é uma vilã manipuladora, uma femme fatale padrão. A coisa toda da Makima é que ela manipula as pessoas para fazerem o que ela quer. Isso é... exatamente o que o arquétipo "femme fatale" é literalmente sobre: mulheres que manipulam os outros.
No último episódio da série, finalmente foi revelado que Tariq St. Patrick, filho de Tasha e Ghost, foi o responsável por puxar o gatilho que acabou levando à morte de seu pai. Os membros da família entram em conflito quando Tariq pergunta ao pai quem era Breeze, o traficante que Ghost matou no passado.
Imortalidade: Como um híbrido, Denji é imortal e quase impossível de matar, pois é capaz de se recuperar das feridas mais fatais. A única maneira possível de matá-lo é destruir completamente o coração do diabo.
Sua personagem é solitária, amando Pochita e o Homem-Serra. Ela sempre ansiava por uma família e acreditava que poderia adquiri-la através de Pochita e do Demônio da Serra Elétrica. Assim, Makima realmente deseja afeto. Ela não é má, apenas solitária.
Após a morte de Makima ao fim da primeira fase de Chainsaw Man, uma nova personagem surgiu: Nayuta, a reencarnação de Makima e, portanto, a portadora das habilidades do Demônio do Controle.