Quem é obrigado a ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7. Agora, ele é obrigatório por no mínimo 8 horas diárias e neste período tem que ser feito por agentes humanos.
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Quais empresas são obrigadas a ter um SAC?

As empresas obrigadas a ter um serviço de SAC para os clientes são:
  • bancos e financeiras;
  • planos de saúde;
  • telefonia fixa e móvel;
  • TV a cabo;
  • seguradoras;
  • empresas de eletricidade e energia;
  • transporte aéreo e terrestre;
  • cartão de crédito.
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Qual a Lei que regulamenta o SAC?

Visando combater esse tipo de situação, a Lei do SAC (Decreto 11.034/22) é clara no sentido de determinar que os órgãos competentes podem exigir um tempo máximo, ou tempo limite de espera, no atendimento telefônico. In verbis: Art.
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Quais os segmentos das empresas que devem disponibilizar um canal de SAC?

Além das operadoras de telecomunicações, empresas de outros segmentos também terão que adaptar seus serviços de atendimento. São eles: bancos, financeiras, planos de saúde, seguradoras, transporte terrestre, aéreo, cartão de crédito e eletricidade.
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Quando devo utilizar o SAC?

Por ser um canal de comunicação entre empresa e consumidor, o SAC pode ser usado para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços oferecidos pelo fornecedor. Esse uso ocorre quando o consumidor não obtém informações claras sobre o produto ou serviço e precisa recorrer à empresa para entender como funciona.
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As empresas são obrigadas a oferecer o SAC?

O que o Decreto obriga essas empresas?

Entrará em vigor efetivamente o Decreto nº 11.034/22 que obriga empresas como operadoras de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura, bancos, financeiras, planos de saúde, seguradoras, transporte terrestre, aéreo, cartão de crédito e eletricidade a garantir o acesso ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) durante ...
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Como deve ser o SAC de uma empresa?

O SAC trabalha seguindo uma norma de atendimento, seguindo o formato de e-mail, a abertura de uma conversa por chat e outras ferramentas determinadas de acordo com o público-alvo. O atendimento online também pode ser feito, inclusive é um dos mais utilizados atualmente.
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O que é o novo Decreto do SAC?

A antiga Lei do SAC era focada no serviço de atendimento telefônico das empresas para responderem aos seus clientes. Com o novo decreto, as ligações por telefone seguirão acontecendo de forma gratuita, mas agora com um atendimento omnichannel, ou seja, por diversos canais integrados (multicanais).
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Qual a diferença entre SAC e atendimento ao cliente?

O serviço de atendimento ao cliente, mais conhecido como SAC, é um canal que ajuda a estabelecer contato direto com a empresa e o cliente, seja para solucionar algum problema, ouvir reclamações, resolver chamados técnicos, indicar melhorias e entender as dores dos clientes.
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Quando entra em vigor a nova lei do SAC?

A nova regulamentação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), publicada pelo Decreto 11.034/225, entrou em vigor no dia 3 de outubro de 2022, substituindo o Decreto n.º 6.523, de 31 de julho de 2008.
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O que é o SAC e como funciona?

SAC é a sigla para o termo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Consiste em um canal de atendimento que serve para o consumidor esclarecer dúvidas, dar sugestões, obter informações, fazer reclamações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos e serviços.
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Porque o SAC foi criado?

Criado no meio comercial no século XX, ele tem como objetivo buscar soluções para problemas, encontrar soluções, tirar dúvidas e até mesmo receber reclamações sobre determinados serviços ou produtos. Trata-se de um serviço de grande importância para qualquer empresa, já que ele serve como o seu cartão de visitas.
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O que é SAC oculto?

Metodologia que avalia os pontos de contato entre o cliente e a marca. Seu processo ocorre de forma anônima, podendo ser utilizado na análise de processos e padronizações.
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Qual é o objetivo do SAC?

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um serviço popular oferecido pelas empresas para atender seus clientes. Ele é usado, principalmente, para tirar dúvidas, resolver problemas e aproximar o cliente da empresa.
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Como montar um SAC para sua empresa?

A partir disso, alguns passos e dicas também são importantes; separamos os principais para você considerar:
  1. Escolha os canais de atendimento e integre-os. ...
  2. Personalize e humanize seu atendimento. ...
  3. Otimize os processos do atendimento. ...
  4. Acompanhe os resultados. ...
  5. Considere terceirizar a operação de atendimento no SAC.
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Quanto tempo o SAC tem para resolver o problema?

Prazo de resolução

A empresa deverá responder ao consumidor em até sete dias corridos, prazo que antes não era determinado. A resposta deve ser clara, objetiva e conclusiva, e precisará ser comprovada por correspondência ou meio eletrônico, a escolhas é do cliente.
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Qual a função do SAC em uma empresa?

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas. A ouvidoria é um ponto mais amplo do atendimento ao consumidor. Essa é uma representação da opinião dos consumidores dentro da empresa.
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Qual a importância do SAC para a empresa?

O SAC é uma ferramenta que serve para solucionar problemas e receber feedback sobre os produtos/serviços da empresa, ajudar a entender melhor o seu cliente e dar a oportunidade para a empresa melhorar a sua imagem, o seu relacionamento e de construir uma marca forte e respeitada na mente dos clientes.
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Qual é a diferença entre SAC e Ouvidoria?

A diferença entre SAC e ouvidoria está no fato de que o SAC atende chamados dos clientes, principalmente, em relação a solicitações, dúvidas e reclamações. Já a ouvidoria é considerada a última instância de atendimento, é um canal aberto para receber e solucionar conflitos entre os interesses da empresa e do cliente.
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Como funciona a regra geral para o SAC dentro do Código de Defesa do Consumidor?

O atendimento telefônico deverá estar disponível durante, no mínimo, 8 horas diárias, com atendimento humano. Informação sobre o tempo de espera: Os SAC's são obrigados a informar tempo de espera para que o consumidor seja atendido - em minutos ou pela posição na fila.
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Quais são os serviços oferecidos pelo SAC?

Quais os serviços que o SAC oferece?
  • Solução de problemas técnicos;
  • Marcação de visita para solução de problema técnico;
  • Dúvidas sobre utilização de algum produto ou serviço;
  • Cancelamento de assinatura;
  • Renovação/alteração de assinatura;
  • Redirecionamento para todos os setores da empresa;
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Quais as vantagens do SAC?

Através de um SAC a comunicação com o cliente torna-se mais efetiva, impactando diretamente sobre a visão deste sobre a marca e a empresa bem como melhora o posicionamento desta no mercado.
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O que o SAC deve oferecer ao consumidor?

Os SACs devem prestar informações, esclarecer dúvidas, registrar e solucio- nar reclamações, suspender ou cancelar serviços ou contratos, respeitando os direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara e de manter-se protegido contra práticas abusivas.
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Quais decretos e portarias que regulamentam o SAC?

Nesse sentido, a nova lei do SAC, regulamentada pelo decreto 11.034/2022, pode auxiliar as empresas a se relacionarem melhor com os consumidores. Desde 2008, a Lei do SAC (Decreto nº 6.523) já estipula uma lista de regras que devem ser seguidas pelas marcas no atendimento ao cliente.
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Pode ser realizado transferência para outro atendente?

Transferência para outro atendente

Somente pode ser feita uma vez por ligação e em casos que não envolvam cancelamento ou reclamação.
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