Ogum é um orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura. Ogum é um orixá que possui histórias que revelam sobre os avanços da humanidade em áreas como a agricultura e a caça.
No sincretismo religioso, Ogum representa São Jorge da Capadócia, região que é parte da Turquia. Jorge perdeu o pai militar numa batalha e, tendo muita habilidade com armas, entrou para o exército romano, recebendo o título de Conde da Capadócia e o cargo de Tribuno Militar.
Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.
Considerado senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, Ogum era o filho mais velho de Odudua. Este último era o rei fundador da cidade de Ifé, e Ogum assume o título de rei regente da cidade quando seu pai perde momentaneamente a visão.
DEZENAS DE MORTOS: Avião CAl em IGREJA durante CULTO na MANHÃ deste DOMINGO; CASAS também ATlNGIDAS
Qual é o lado negativo de Ogum?
Áries (21/03 a 20/04) - Ogum
Conhecido como o Orixá guerreiro, as pessoas regidas por ele são líderes natos, uma vez que possuem facilidade para tomar decisões, além de terem coragem e autoconfiança. Porém, também respondem a um lado impulsivo. Jogam-se nas coisas e nem sempre pensam nas consequências.
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
Entre os orixás, está Ogum que, no sincretismo religioso, está associado a São Jorge, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A relação entre o orixá e o santo católico está em elementos como a batalha, a espada e a coragem.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
Orixás (em iorubá: Òrìṣà) são divindades da religião iorubá representados pela natureza. Dividem-se em dois grupos, os aborós (em iorubá: aborò) ou orixás masculinos, e as aiabás ou orixás femininas. Foram enviados por Olodumarê para a criação do mundo e após isso, ensinar e auxiliar a humanidade a viver no planeta.
São Jorge e o Dragão. Reza a lenda que São Jorge, a fim de salvar a princesa e seu povo de um opressor, lutou bravamente com um dragão e, por isso, o santo guerreiro simboliza a coragem, o destemor, bem como o poder do bem sobre o mal. Nesse caso, o dragão representa o diabo (o mal) e o santo um deus (o bem).
Santo Antônio é o santo católico associado a Exu. Eduardo Carvalho (Èṣùgóroyè) nos conta que o sincretismo dos Orixás com os santos católicos se deu por conta da proibição das religiões de matriz africana imposta pela Igreja Católica.
Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.
Ogum é um Orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura. Ogum teria sido criado com os outros Orixás quando Olodumarê criou os Orixás, o mundo e a humanidade. Ogum descobriu o segredo do ferro, da agricultura e compartilhou com os humanos.
Mas Xangô traiu Ogum. Aconteceu que lemanjá organizou a cerimônia e, no dia da festa, quando a coroa ção de Ogum ia ser feita, eles estavam todos lá e Xangô disse para si: “de ma neira nenhuma posso deixar de ser rei” .
Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande. Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções.