Quem tem câncer de intestino tem sangue oculto nas fezes?
Sangue nas fezes: esse é um dos sinais mais comuns do câncer de intestino. O sangue nas fezes pode aparecer de várias formas, incluindo fezes com raias de sangue, fezes escuras e com odor fétido, sangramento retal volumoso ou até mesmo na forma de sangue oculto nas fezes (invisível ao olho nu).
O câncer colorretal, às vezes, é diagnosticado em pessoas que ignoraram o sangramento por anos – presumiram que se tratava de hemorroidas ou outras causas benignas. É por isso que qualquer pessoa com sangramento retal deve consultar um médico para determinar a causa.
Como ficam as fezes de quem tem câncer no intestino?
Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.
Quais as doenças que causam sangue oculto nas fezes?
As causas mais comuns de sangue oculto nas fezes são divertículos intestinais, colites, Doença de Crohn, pólipos, câncer colorretal, angiodisplasia, que são vasos mal formados que sangram com facilidade, ou tumores raros de intestino delgado como carcinóide.
A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.
Como fica a barriga de quem tem câncer no intestino?
Inchaço abdominal: Um tumor no intestino pode obstruir o movimento normal das fezes, causando um acúmulo que resulta em inchaço. Você pode notar um aumento na distensão abdominal, que não está ligado a mudanças na dieta.
Qual a chance de sangue oculto nas fezes ser câncer?
Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.
Quando devo me preocupar com sangue oculto nas fezes?
O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.
O que pode ser o sangue nas fezes? As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.
O que pode ser confundido com câncer de intestino?
Um exemplo preocupante é a confusão entre o câncer colorretal e as hemorroidas. Ambos podem apresentar sintomas semelhantes, levando a equívocos por parte dos pacientes.
Quem tem câncer no intestino evacua todos os dias?
Existem casos de pacientes que evacuam uma vez a cada 23 dias. O contrário também pode ser sintoma de câncer de intestino: a pessoa que uma vez ao dia começa a ir 23 vezes evacuando menos, quantidade em cada uma das vezes, isso pode ser um sinal também de um câncer de intestino.
Qual a cor das fezes quando a pessoa tem câncer no intestino?
“Por vezes, pode se apresentar como uma coloração mais escura ou se apresentar como sangue vermelho vivo em gotas ou sangue em volta das fezes”, explica Viebig. Mudanças no hábito intestinal que sejam persistentes também são considerados sinais de câncer de cólon.
No câncer colorretal, o sintoma mais comum de apresentação é o sangramento com as fezes. Sempre que houver sangramento retal, mesmo com presença óbvia de hemorroidas ou doença diverticular conhecida, o câncer coexistente deve ser afastado. Pode haver tenesmo ou sensação de evacuação incompleta.
Qual a cor das fezes de quem tem sangue oculto nas fezes?
Quando a coloração é vermelho-escuro ou marrom pode ser que o sangramento seja na parte superior do cólon ou no intestino delgado. Quando as fezes estão escuras, quase pretas e pastosas, podem sugerir sangramento com origem no estômago, provocado, por exemplo, por úlceras.
O que pode interferir no exame de sangue oculto nas fezes?
Alguns fatores podem alterar o resultado dos exames mais comuns. O sangramento de gengiva ou nasal, o período menstrual, a alimentação com carne e a utilização de alguns medicamentos como aspirina e vitamina C são os fatores que mais alteram o resultado.
Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é muito eficiente para ajudar no diagnóstico do câncer de intestino e tem a vantagem de ser simples, não invasivo ou caro como a colonoscopia.
Quem tem câncer de intestino sempre sai sangue nas fezes?
O câncer de intestino pode ser assintomático nas fases iniciais, tornando a detecção precoce desafiadora. No entanto, à medida que a doença progride, os seguintes sinais e sintomas podem surgir: Sangue nas fezes: esse é um dos sinais mais comuns do câncer de intestino.
O que fazer quando o sangue oculto nas fezes da Positivo?
Se você realizou o exame de sangue oculto nas fezes e deu positivo, é importante se consultar com o médico para ter um diagnóstico correto. Vale destacar que um resultado positivo não significa um câncer colorretal. Como vimos, a presença de sangue nas fezes indica vários problemas diferentes de saúde.
Quando repetir o exame de sangue oculto nas fezes?
O exame de sangue oculto nas fezes deve ser feito em quem não está sangrando, pois ele é um exame de rastreamento. Então, o indicado é que seja feito por uma pessoa que chegou a 45 anos de idade ou 50, dependendo do protocolo. Dessa forma, o exame deve ser repetido anualmente, desde que ele sempre dê negativo.
vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta; dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia.
Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar: Dor de estômago ou dores de gases frequentes. Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)