Oxumaré e São Bartolomeu: Ambos são vistos como figuras masculinas benevolentes e compassivas e estão associados à mudança e à transformação na vida das pessoas. Logun Edé e São Miguel Arcanjo: Logun Edé é associado à beleza, à riqueza, à abundância e ao encanto.
No Brasil, Oxumarê foi sincretizado com São Bartolomeu; a terça-feira é o dia da semana consagrado a ele(ela). Seus iniciados usam brajá, enfiados de maneira a parecerem escamas de serpente, e trazem na mão um ebiri. Outras vezes seguram também uma serpente de ferro forjado.
Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente. Identificado no jogo do merindilogum pelo odu Icá e representado material e imaterialmente no candomblé através do assentamento sagrado denominado ibá de Oxumarê. A divindade é 6 meses homem e 6 meses mulher, mas é considerado pai de cabeça e não mãe.
Oxumaré é o Senhor do movimento que transforma e perpetua a vida. É o mensageiro divino que traz a água das nuvens para semear a prosperidade entre os seres humanos. O seu sinal é o arco-íris brilhando no firmamento. Contam as lendas que Oxumaré tem uma dupla natureza macho e fêmea.
Como conta a mitologia, Oxumaré é o segundo filho de Nanã, orixá das águas paradas, da terra molhada, do mangue, e irmão de Ossanhe, orixá das ervas sagradas, Ieuá e Obaluaê, orixá da cura.
OXUMARÊ/OXUMARÉ: a HISTÓRIA do ORIXÁ DO ARCO-ÍRIS! | MITOLOGIA AFRICANA/IORUBÁ
Como identificar um filho de Oxumarê?
Na interpretação de alguns, por conta da beleza e das roupas, os filhos de Oxumarê seriam pessoas que cultuam o desejo de enriquecer. Sob outra perspectiva, os filhos de Oxumarê são identificados entre as pessoas que são bastante reservadas e gostam de transformar toda sua vida de tempos em tempos.
Os filhos de Oxumarê são dinâmicos, encantadores e focados em suas conquistas. Aventureiros e otimistas, veem o lado positivo das coisas e enfrentam desafios com atitude. Gostam de ser diretos, o que às vezes pode parecer falta de tato. Valorizam a liberdade e buscam independência.
Oxumarê vem para diluir e desfazer o que não está positivo em nossa vida, trazendo a cor e a força da energia vital, já que ele atua finalizando ciclos e renovando as próximas fases. Ele é o senhor que acaba com ciclos dolorosos, trazendo a alegria e o recomeço em nossas vidas.
São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do Orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo ao outro sem a menor dificuldade.
Divino Pai Oxumaré, faça com que nossa Fé, Respeito e Amor por nosso Divino Criador, Olorum e pelos Sagrados Orixás, se renove a cada dia com maior intensidade, tornando-nos equilibradores e renovadores de nossas vidas e das vidas de nossos irmãos.
Oxumaré - É o senhor das riquezas, materiais ou não. É um orixá ambíguo, pertence à terra e à água, representa o masculino e o feminino e a união dos opostos, simbolizados nas serpentes que carrega, sempre em direções opostas. O arco-íris, por onde leva as águas da chuva de volta para as nuvens, é seu maior símbolo.
O dia da semana de culto ao orixá é a terça-feira; suas cores são o amarelo e o verde (ou preto), além das cores do arco-íris; seus símbolos são o ebiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas das palmeiras), a serpente, o círculo e o bradjá (colar de búzios); e sua saudação é: A Run Boboi!!!
Oxumarê é um Orixá bastante cultuado no Brasil, apesar de existirem muitas confusões a respeito dele, principalmente nos sincretismos e nos cultos mais afastados do Candomblé tradicional africano como a Umbanda.
Òṣùmàrè é comemorado hoje, 24 de agosto. Por isso, não deixe de fazer seus pedidos e mentalizações, ao Orixá do movimento e da prosperidade. No jogo de búzios, Oxumarê responde no Odù Ìká, que significa conquistas e prosperidade, na parte positiva.
Esse Orixá pode ser associado à riqueza. Ele é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas. Por isso, seus filhos costumam ser pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e não medem sacrifícios para atingir seus objetivos. Outra característica que costuma se destacar nos filhos de Oxumaré é o dom da vidência.
Gostam de criar coisas novas e revolucionárias. Gostam das mulheres descontraídas e descompromissadas, pois não são volúveis. Os filhos de Oxumaré. não apreciam a monotonia.
Oxumaré e São Bartolomeu: Ambos são vistos como figuras masculinas benevolentes e compassivas e estão associados à mudança e à transformação na vida das pessoas. Logun Edé e São Miguel Arcanjo: Logun Edé é associado à beleza, à riqueza, à abundância e ao encanto.
Listamos aqui alguns desses nomes para você, Exu veludo, Exu gira Mundo, Exu 7 encruzilhadas, Exu dos RIOS, Exu 7 sombras, Exu Rei das trevas, Exu quebra barranco, Exu Pimenta, Exu mulambo, Exu Rei da Encruzilhada, Exu da capa preta, Exu da capa branca, Exu destranca rua, Exu sete porteiras. Os exus da linha de Oxum.
Oxum: A cor da vela associada a Oxum é o amarelo ou o dourado, representando a prosperidade, o amor, a fertilidade e a sensualidade. Oxum é a orixá das águas doces e é reverenciada por sua energia feminina e poder de sedução.