Como funciona o FGTS para PJ?
Como o regime PJ simula uma relação entre empresas (um cliente e um fornecedor), essa norma trabalhista não se aplica. Então, profissionais PJ não tem FGTS, pelo menos nos mesmos termos da CLT (de forma compulsória e às custas do patrão).O que um PJ tem direito a receber?
Pode também receber os adicionais noturno, de insalubridade ou periculosidade, dependendo da função desempenhada, bem como, horas extras. Por fim, o trabalhador também pode receber a restituição de impostos e despesas decorrentes da abertura da PJ que foram realizados por ele.Quem tem CNPJ tem direito a FGTS?
Sim! O saque do FGTS é permitido para todos os trabalhadores que têm saldo na conta, mesmo que tenham um CNPJ e sejam Microempreendedores Individuais (MEIs).Quais benefícios PJ tem?
Vantagens do PJ (Pessoa Jurídica) Entre as vantagens de trabalhar como PJ, estão: contrato de trabalho flexível, oportunidades de carreira e autonomia para controlar seu pagamento de impostos. A Contabilizei oferece apoio na gestão financeira de mais de 50 mil empresas.NOVIDADES! VOCÊ TRABALHOU ENTRE 1999 E 2013? CORREÇÃO FGTS VAI RENDER UMA BOLADA PARA TRABALHADORES
Sou PJ e fui demitido?
Para que você consiga receber os seus direitos no caso em que você trabalhou como pessoa jurídica para o empregador, será necessário entrar com uma ação na Justiça do Trabalho buscando o reconhecimento do vínculo empregatício e o consequente pagamento de todas as verbas rescisórias.Quem não tem direito ao saque do FGTS?
De acordo com a lei, o empregado poderá sacar em caso de aposentadoria, compra de casa financiada pelo governo. Em caso de morte ou doenças graves, como câncer, a família poderá sacar. O empregado não pode sacar o FGTS quando for dispensado por justa causa ou quando pedir demissão.Sou PJ e estou de atestado?
É necessário fazer uma solicitação de afastamento pelo portal “Meu INSS“, e ter em mãos um atestado médico com afastamento superior a 15 dias. Também deve-se pedir ao contador que cadastre o afastamento na plataforma do eSocial.O que o PJ não tem?
1. Ausência de benefícios trabalhistas: como PJ, você não tem direito a benefícios como férias remuneradas, décimo terceiro salário, seguro-desemprego e outros benefícios garantidos pela CLT.Quais os direitos que o PJ tem?
Esse tipo de profissional deve ter a sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, receber e usufruir de todos os direitos trabalhistas, tais como:
- férias remuneradas;
- pagamento de horas extras;
- licença maternidade ou paternidade;
- seguro-desemprego;
- vale-transporte etc.
Como calcular FGTS PJ?
Para fazer o cálculo FGTS é bastante simples, como adiantamos anteriormente, basta que você multiplique o valor do seu salário bruto (sem ter feito nenhum desconto) por 8%. O resultado dessa multiplicação é o valor que é recolhido mensalmente.Sou PJ tenho direito a rescisão?
Rescisão de contrato PJA rescisão pode partir de ambas as partes – o prestador de serviços pode encontrar melhores oportunidades ou a contratante pode estar insatisfeita com as entregas, por exemplo.