Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado. Veja! a) pode ser um pronome substantivo quando carregar o significado de “que coisa”.
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
Pronomes de interrogação são usados para formular perguntas, diretas ou indiretas, e incluem palavras como "que", "quem", "qual", "quais", "quanto(s)" e "quanta(s)". Eles servem para questionar características, identidades, quantidades ou qualidades, exemplificados em frases como "Quem vem lá?" ou "Quanto custa isso?".
Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas. Quem viste na minha casa é o namorado da minha filha.
Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.
III. O pronome relativo “quem” se refere a um termo – que pode ser um substantivo ou pronome –, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Os pronomes interrogativos são aqueles utilizados para expressar perguntas diretas e indiretas e, por isso, possuem valor e uso específicos. Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.
Qual é a diferença entre advérbio interrogativo e pronome interrogativo?
Além disso, os pronomes interrogativos têm, como resposta, um nome, geralmente um substantivo. Já os advérbios interrogativos têm, como resposta, uma circunstância indicando causa, tempo, modo ou lugar.
1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga.
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
O uso do acento grave deve ser empregado apenas nos pronomes relativos “a qual” e “às quais”. Isso porque eles aceitam artigo quando são regidos por um verbo ou substantivo que exija preposição a. Já os pronomes “que”, “quem”, “cujo”, “cuja”, “cujos” e “cujas” jamais podem ter o uso da crase, porque não admitem artigo.
Exemplo do uso do quem como pronome relativo: «Entre os que aqui estão, tu és quem eu conheço.» Quem tem por antecedente tu. Na frase «Eu sei quem tu és», quem é pronome interrogativo embora a frase não seja interrogativa indirecta.
O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor.
Pronomes interrogativos são os pronomes indefinidos quem, quanto(a)(s), qual(is) e que quando empregados em frases interrogativas. Os pronomes interrogativos que e quem são invariáveis, enquanto os pronomes qual e quanto são variáveis.