O pai de Timóteo era um gentio grego, mas a mãe e a avó materna eram judias fiéis que lhe ensinaram o evangelho e as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15). Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Paulo referiu-se a Timóteo como seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2). O pai de Timóteo era um gentio grego, mas sua mãe e sua avó eram mulheres judias justas que o ensinaram e o ajudaram a aprender as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15).
Timóteo provavelmente foi convertido durante a primeira viagem missionária de Paulo. Ao crescer no evangelho, ele se destacou como um discípulo fiel e Paulo o escolheu como companheiro de missão. (Ver Atos 16:1–5.)
Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram.
Quantos anos tinha Paulo quando escreveu a Timóteo?
Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Filho de um casamento misto (o pai era grego e a mãe, judia), Timóteo vivia em Listra, na Licaônia, não muito longe de Tarso, na Cilícia, de onde Paulo era. A mãe (Eunice) e a avó (Loide) provavelmente tenham se tornado cristãs por ocasião da primeira viagem missionária, quando Paulo e Barnabé passaram por lá.
Ele era jovem, tímido e doente, mas foi cooperador de Paulo e o continuador de sua obra. A esse jovem líder, o apóstolo Paulo escreveu duas de suas espístolas. Sua mãe era judia e seu pai grego (At 6.1). Timóteo tinha bom testemunho em sua cidade e também fora de seu domicilio (At 16.2).
Quem ensinou Timóteo a Palavra de Deus é que Jesus foi o Salvador prometido?
Paulo escreveu essa epístola a Timóteo, que o acompanhara em sua segunda viagem missionária (ver Atos 16:3). Depois dessa missão, Timóteo continuou a ser um fiel missionário e líder da Igreja (ver Atos 19:22; Filipenses 2:19) e um dos amigos em quem Paulo mais confiava (ver 1 Coríntios 4:17).
Seus amigos levaram-no a Damasco. Nesta cidade morava um discípulo de Jesus Cristo chamado Ananias. Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão.
Apolo era um servo de Deus, eloquente e poderoso nas escrituras (Atos 18:24–28). Ele ministrou na cidade de Corinto depois da partida de Paulo para a Síria (em Atos 18:18 até Atos 19:1). Era natural de Alexandria, Egito, um eficaz expositor das sagradas escrituras, e um fluente orador (Atos 18:28).
Paulo foi um mentor espiritual para Timóteo, ajudando-o a crescer em sua fé e a se tornar um líder na igreja. A Bíblia nos ensina que devemos cuidar uns dos outros e sermos pais espirituais para aqueles que precisam de orientação e apoio.
Onde Timóteo estava quando recebeu a carta de Paulo?
Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.
Sua vida nos ensina a confiar em Deus, perseverar em meio às adversidades, ser humildes e submissos, buscar a Deus em oração e viver como um exemplo para os outros. Que possamos aprender com Timóteo e aplicar essas lições em nossa própria jornada de fé.
Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1 Timóteo 4:12), ele teria que ensi-nar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1 Timóteo 4:6,11,16).