Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
Ela foi o amor da juventude de Davi, o primeiro amor. Eles cresceram juntos. Ainda bem jovens, Davi demonstrou interesse em se casar com ela. Porém, a responsabilidade em ser o futuro rei de Israel veio à tona e transformou o jeito com que Davi levava a vida.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Bate-Seba, Betsabé ou Batseba, Betseba (em hebraico: בת שבע, Batsheva ou Batseba) foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro hitita a serviço do rei hebreu.
Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
Chegando então, ao encontro do rei, Ismaías passou as informações da intenção do rei Davi e também, informou que Hagite, estava em Hebrom, deixando Araúna apreensivo, revelando os telespectadores, que Hagite na verdade era sua noiva.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Por falta de informações precisas sobre quando e como Maaca morreu, a novela Reis criou seu próprio desfecho para a personagem de Michelle Martins. No folhetim da Record, Maaca foi assassinada por Aitofel (Marcos Winter), ex-conselheiro de Davi que mudou de lado e apoiou Absalaão em sua rebelião.
E, assim, uma das consequências do pecado do rei se cumpre: “Tomarei as suas mulheres a sua própria vista e as darei a outro homem, que se deitará com elas em plena luz do dia”, dizia as palavras do profeta Natan.
Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice. Quando o rei já não se aquecia, por mais que se o cobrisse, devido ao adiantado de sua idade, seus servos mandaram buscar em todo Israel uma jovem virgem para servi-lo e aquecê-lo, deitando-se em seu peito.
“O que nos leva para uma fase triste da história de amor dos dois, pois Mical fica alguns anos separada de Davi e, quando retorna para ele, Davi já não é o mesmo que ela conheceu e já está casado com outras mulheres”, diz. Assim, Mical deixa o posto de primeira esposa para ser a última.
Bate-Seba e Urias eram casados, e Bate-seba se envolveu com Davi enquanto seu marido estava para a guerra. O Senhor levantou um profeta para repreender a Davi por este pecado. A história deles está relatada na bíblia.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
Quem é Abisague? Abisague é uma jovem de origem sunamita que chamou a atenção de Davi (Petrônio Gontijo) já na velhice. Ela foi cobiçada por Adonias (Brunno Daltro), que abusou até mesmo da conhecida paciência de Salomão.
Sem novos planos, Davi mandou seu comandante Joabe colocar Urias no campo mais perigoso do campo de batalha e o marido de Bate-Seba acabou morto. Após o período de luto de Bate-Seba por Urias é que Davi a tomou como esposa. No entanto, Deus resolveu castigá-los pelas transgressões e o bebê não sobreviveu.
1Samuel 20:41-42 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Assim que o ajudante foi embora, Davi saiu de seu esconderijo no lado sul da pedra de Ezel. Davi se curvou diante de Jônatas três vezes, com o rosto em terra. E, quando se beijaram e se despediram, ambos choravam, especialmente Davi.
Quando Davi a encontrou toda machucada ela estava fugindo do rei de Jebus, a quem estava prometida em casamento, contra sua vontade. E, após ouvir sua história, Davi decidiu levá-la para se refugiar em Hebrom.
Hagite se irrita com as investidas de Joabe e dá um chega pra lá no rapaz. Aitofel contraria Urias e decide fazer algo contra a vontade do guerreiro. O idoso presenteia a neta, Bateseba, despertando a ira do marido dela. Rei Davi planeja uma nova guerra contra seus opositores.
Após uma intriga familiar, Davi decidiu ouvir sua esposa Bate-Seba, optando por escolher Salomão para ser seu sucessor ao trono. Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague.