Filho de Zadoque, sacerdote no reinado de Davi. Quando Davi fugia de Jerusalém por causa da rebelião de seu filho Absalão, aconteceu que Zadoque e Abiatar, acompanhados de seus filhos, levaram a arca, de Deus na sua intenção de irem com o rei.
O bom ladrão (falecido em Jerusalém por volta de 30–33 d.C.), venerado pela Igreja Católica como São Dimas e pela Igreja Ortodoxa como Rakh, foi um dos ladrões que foram crucificados com Jesus Cristo e que, ao reconhecer-se pecador e crer em Cristo, foi perdoado e recebido no Paraíso conforme o Evangelho de Lucas.
Davi, então, ordena a Abisai cumprir a ordem de debelar o motim, sendo seguido por Joabe, seu irmão. Amasa junta-se com suas tropas a Abisai, mas é morto por Joabe, à traição, quando este simulou um beijo de saudação, cravando-lhe a espada no abdômen (2 Samuel 20.1-10).
Quem foi AIMAÁS - O mensageiro do Rei Davi (História da Bíblia Explicada)
Quem foi o homem que mais agradou a Deus na Bíblia?
Jabes foi a única pessoa na Bíblia que recebeu tudo o que pediu a Deus. (I Crônicas 4.9-10). Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: com muitas dores o dei à luz.
Abner foi o comandante do exército de Israel e Amasa foi o comandante do exército de Judá. Naquele tempo, meu pai Davi não soube que Joabe os tinha assassinado. Por isso o SENHOR castigará Joabe pelos homens que matou.
Amasa deve morrer na oitava temporada da novela Reis, a última que retratará o reinado de Davi. Isso porque na Bíblia, a figura tem um final trágico pelas mãos de Joabe, seu primo.
Basicamente, consistia em prever que as letras iniciais dos nomes dos imperadores da dinastia dos Comnenos seriam A-I-M-A (em grego: αιμα), o que significa "sangue" em grego.
O livro de Enoque relata como anjos chamados Sentinelas tomaram mulheres por esposas e geraram gigantes chamados Nefilins. Esses gigantes são descritos como guerreiros corajosos e cruéis, que se voltaram contra os próprios seres humanos.
O Martirológio Romano, o catálogo dos santos considerados oficiais pelo Vaticano, registra-o como o "santo ladrão, chamado Dimas, segundo a tradição". E o define como aquele "que na cruz professou a fé em Cristo e mereceu ouvir dele estas palavras: 'Hoje estarás comigo no paraíso'".
"Porque ele foi declarado santo pelo próprio Cristo, foi Cristo quem o canonizou. Seguindo essa linha eclesiológica, embora não tenha sido uma canonização nos moldes convencionais, sua sagração seria de causar inveja a qualquer santo, a qualquer cristão", acrescenta ele.
Amasa não percebeu a espada na mão esquerda dele, e Joabe o feriu na altura do estômago a ponto de Os intestinos caírem no chão. Não foi preciso feri-lo duas vezes pois Amasa morreu ali mesmo.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Por falta de informações precisas sobre quando e como Maaca morreu, a novela Reis criou seu próprio desfecho para a personagem de Michelle Martins. No folhetim da Record, Maaca foi assassinada por Aitofel (Marcos Winter), ex-conselheiro de Davi que mudou de lado e apoiou Absalaão em sua rebelião.
Joabe confronta Davi após o pedido de perdão de Amasa. O rei de Israel demonstra estar decepcionado com a atitude do comandante na batalha contra Absalão e decide substituí-lo no cargo. (II Samuel 19:13).
Personagem foi assassinado por Joabe (Marcelo Faria) após ser nomeado comandante do exército pelo rei de Israel. A trajetória de Amasa (Ademir Emboava) em Reis — A Consequência foi uma montanha-russa de emoções.