Era irmão de Marta e de Maria. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e para os apóstolos. Lázaro foi quem tirou lágrimas do Cristo, quando morreu, ao ponto de falarem: “Vejam como o amava!”.
Viviam em Betânia, a cerca de três milhas de Jerusalém, e Jesus, muitas vezes, se hospedava na casa deles. A amizade entre Jesus e Lázaro é testemunhada pelas palavras com as quais Maria e Marta tinham mandado dizer-lhe para visitar o irmão doente: “Senhor, aquele que amas está enfermo”.
Havia um grande amor entre Jesus Cristo e Lázaro. O Senhor o amava, mas este também amava o Mestre. Jesus confiava nele, era seu amigo, Lázaro também confiava no Senhor e foi sempre aberto a Ele, a ponto de se deixar penetrar por Ele e ser íntimo d'Ele.
Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto.
IRMÃO LÁZARO AS DEZ MELHORES SUCESSOS (OUVIR EM 2022) - CD COMPLETO 2022
Por que Jesus esperou 4 dias para ressuscitar Lázaro?
Jesus chegou quatro dias após a morte de Lázaro. Os judeus acreditavam que a alma partia do corpo no quarto dia, então, da perspectiva de Marta e Maria, o caso estava encerrado. A morte levou Lázaro e não havia nada que alguém pudesse fazer a respeito.
Na ressurreição de Jesus, Deus mandou um anjo remover a pedra do túmulo, para mostrar ao mundo e, especialmente, às duas mulheres que procuravam um morto, que o túmulo estava vazio (Mateus 28:1-6).
Dessas testemunhas especiais, Pedro, Tiago e João formaram um círculo íntimo de discípulos que estavam presentes em momentos importantes do ministério terreno de Jesus: Na ocasião em que o Senhor levantou a filha de Jairo, vendo pessoalmente o poder Dele sobre a morte.
Depois de Jesus ter dito isto, chamou em voz alta: — Lázaro, venha para fora! O homem que tinha morrido veio para fora. Ele tinha as mãos e os pés envolvidos em faixas de pano e seu rosto também estava coberto por um lenço. Jesus disse ao povo: — Tirem os panos dele e deixem que ele vá embora.
Chama Cristo a Lázaro pelo nome, porque se tratava de um amigo, e, como disse Leôncio, é sinal de amizade usar os nomes próprios das pessoas com que tratamos, ou também, segundo insinua Santo Ambrósio, para que ninguém pensasse que ressuscitava um morto por outro e que era bem casual que pretendida aquela ressurreição.
A Ressurreição de Lázaro é um dos milagres de Jesus, relatado em João 11:1–46, no qual Jesus traz Lázaro de Betânia de volta à vida depois de quatro dias de sepultamento. Ressurreição de Lázaro.
Nas relações humanas, é como afirmar que Jesus ressuscitou Lázaro por causa do amor que ele tinha por ele e pelas suas irmãs. Lázaro volta a viver por amor. Lázaro, o amor de Jesus, de Marta e de Maria havia morrido.
Jesus tinha também amizade com Marta, Maria e Lázaro. Além deles, haviam outros discípulos que estavam sempre indo atrás de Jesus em suas andanças e certamente desenvolveram algum nível de amizade com ele. Dentre todos esses amigos, os evangelhos mostram que três eram bastante próximos de Jesus.
Maria, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus com unguento muito caro. Judas Iscariotes não concordou que fosse usado esse unguento tão caro, dizendo que o dinheiro poderia ser dado aos pobres (ver João 12:4–5).
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
Por isso, ele é chamado também de São Lázaro, o Leproso, sendo o protetor dos leprosos e dos mendigos. Este Lázaro, porém, é diferente de São Lázaro de Betânia, amigo de Jesus, ressuscitado por Jesus e irmão de Marta e Maria. A imagem de São Lázaro, o leproso, é rica em símbolos.
Jesus perguntou onde estava o corpo de Lázaro. Lázaro fora sepultado numa caverna, e Jesus foi até lá. Havia uma pedra fechando o sepulcro e Jesus mandou que a removessem. O Salvador olhou para cima e agradeceu ao Pai Celestial por ouvir Suas orações.
Introdução. Marta e Maria mandaram um recado a Jesus, avisando que seu irmão Lázaro estava doente. Jesus atrasou sua vinda, chegando quatro dias depois da morte de Lázaro. Com amor e compaixão, Jesus levantou Lázaro dos mortos.
Jesus olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Tu sempre me ouves, mas eu disse isso por causa de todas as pessoas que estão aqui, para que elas creiam que tu me enviaste”. Então Jesus gritou: “Lázaro, venha para fora!”.
Síndrome de Lázaro, também chamada autorresuscitação após ressuscitação cardiopulmonar fracassada é o retorno espontâneo da circulação após tentativas frustradas de reanimação. A sua ocorrência foi observada na literatura médica pelo menos 38 vezes desde 1982, ou 1 vez por ano.
Era irmão de Marta e de Maria. Sabemos pelo Evangelho que Lázaro era tão amigo de Jesus que sua casa serviu muitas vezes de hospedaria para o Mestre e para os apóstolos. Lázaro foi quem tirou lágrimas do Cristo, quando morreu, ao ponto de falarem: “Vejam como o amava!”.