Dentre os relatos de milagres, no Evangelho de Marcos, está o da cura de Bartimeu (10,46-52), cego mendigo de Jericó. Sua fé no poder de Jesus salvou-o de sua cegueira física, bem como o capacitou a ver em Jesus de Nazaré, o Filho de Davi.
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego. Seus amigos levaram-no a Damasco. Nesta cidade morava um discípulo de Jesus Cristo chamado Ananias.
Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos.
Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.
Jesus passa à ação: cospe no chão e faz barro com sua saliva sem nenhuma consulta ao interessado, porque este, sendo cego de nascimento, não sabia o que era enxergar para poder desejá-la ou não.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”. Ao ouvi-lo, Ele se detém e pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça? ”.
- Conversão de Saulo (Atos dos Apóstolos 9): Quando Saulo ouve a voz de Deus a falar com ele, cai por terra e ao ver a luz brilhante de Deus, e fica cego.
Quem cospe em alguém, não foi capaz de reter sua ira, seu ódio e transforma sua saliva luminosa em cuspe, em “não-luz”. Na Bíblia, cuspir no rosto de alguém é uma suprema vergonha, punida de lepra (Nm 12,14). Falar de saliva é até certo ponto evocar a salivação que nos lembram sal e salvação.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
Por que Jesus perguntou a Bartimeu o que queres que eu te faça?
“Que queres que Eu te faça?”, Ele nos pergunta, porque a visão não é imposta. Jesus nos desafia a ver a realidade sobre Deus e sobre nós mesmos, enxergando as distorções que devem ser corrigidas em nossa vida.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.
A mulher de Jeroboão assim fez: dirigiu-se a Silo e foi procurar o profeta Aías em sua casa. Aías já estava cego por causa da velhice, 5 mas o Senhor tinha-o avisado de que a mulher de Jeroboão iria consultá-lo acerca do seu filho, que estava doente.