No entanto, já o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli afirma que o uso do absorvente interno deve ser evitado por mulheres virgens. “Não é recomendado o uso, até porque, como ainda existe um hímen, você pode ter uma ruptura e, consequentemente, causar um sangramento“, explica.
A resposta curta para a questão é: sim, uma mulher virgem pode usar OB. A utilização do OB não tem relação com a perda da virgindade, já que essa está ligada à atividade sexual, e não ao uso de um produto de higiene íntima.
Devido ao absorvente interno ficar dentro da vagina, o material pode absorver, não somente o fluxo menstrual, como a s mucosas, fator que pode alterar o pH da região. E caso você não lembre das aulas de ciências, essa alteração pode baixar a imunidade da pessoa e, por consequência, favorecer infecções.
Um dos motivos para que não se consiga colocar um absorvente interno é que, mulheres virgens podem nascer com uma abertura muito pequena no hímen, o que impede a colocação do absorvente interno. Isso acontece em cerca de 2% das adolescentes, mas pode ser um problema.
Ele não é indicado para quem tem um grande fluxo menstrual, pois pode vazar. Além disso, algumas mulheres não se sentem confortáveis com o absorvente interno, ou encontram dificuldade para colocá-lo e retirá-lo.
Papo de Menina: Absorventes Internos - verdades e mentiras
Quando faz xixi precisa trocar o OB?
Sim. Você não precisa trocar o absorvente interno sempre que fizer xixi, mas talvez seja bom afastar o fio para a lateral para que ele não fique encharcado. Mas isso é só para seu conforto pessoal, já que é improvável que você tenha problemas de saúde ao fazer xixi acidentalmente no fio do absorvente interno.
De quanto em quanto tempo você deve trocar o absorvente interno é você quem decide, avaliando seu fluxo e sua necessidade. Porém, é sempre importante lembrar que o tempo máximo de permanência com o mesmo absorvente interno é de até 8 horas.
Lembre-se de que o corpo humano tem um mecanismo natural que expulsa corpos estranhos, como o absorvente interno, caso ele ainda esteja dentro da vagina. (A vagina não é um canal sem fundo, ou seja, nada pode se perder nela!)
O final da vagina se encaixa ao colo do útero, que, daí sim, tem uma abertura… Mas a abertura do colo do útero é muuuito pequena, tão pequena que não é possível entrar um objeto, por menor que seja ele.
3) Pode vazar? É possível que ocorra vazamento em casos de muito fluxo, quando o tamanho do absorvente é inadequado ou quando a troca ultrapassa o limite de quatro horas.
Depois de aprender a usar, o absorvente não vai romper o hímen das meninas virgens. Essa membrana não se rompe com tanta facilidade. Além da forma certa de colocar, as mulheres mais jovens normalmente usam os menores tamanhos. Dessa forma, o absorvente não tira a virgindade.
Como sei se estou com um absorvente interno perdido? Um corrimento pode lhe dar uma dica: se ele está um amarelo espesso ou marrom – sim, mesmo quando estiver menstruada – isso pode significar que você deixou um absorvente lá.
"O buraco é outro. O xixi é no buraco da frente, sexo e menstruação é no buraco do meio e cocô é no buraco de trás", explicou outra colega, a capixaba e advogada Gizelly.
Transar com um absorvente interno ou coletor é perigoso? Dependendo do quão fundo o objeto for parar na vagina e do tamanho do pênis do parceiro, a mulher pode realmente fazer sexo sem perceber que se esqueceu de retirá-lo, mas, mesmo assim, fazer isso pode trazer alguns problemas tanto para o homem quanto a mulher.
Consequentemente, não é preciso tirar o OB para urinar! Mesmo assim, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer xixi pelo fato de que pode respingar na cordinha do produto. Quem não tiver nenhum tipo de infecção do trato urinário, não há problema algum nisso!
Não tem problema algum. O absorvente interno pode ser usado por qualquer pessoa! Quando você coloca o absorvente interno da forma certa – empurrando até não sentir mais a presença dele – ele fica imperceptível, de verdade. Você não sente nenhum desconforto e ainda pode entrar na água sem se preocupar com vazamentos.
Perder o absorvente dentro da vagina é um medo de muitas meninas, mas esse risco não existe porque o absorvente interno simplesmente não tem pra onde ir! O colo do útero é um pequeno canal que comunica a vagina com o interior do útero, e ele é mesmo muito pequeno, não tem como o absorvente passar por ele.
De 2 a 4 horas no máximo, mas isso depende do seu fluxo e da necessidade. Não se deve dormir com o absorvente interno, pois como o sangue é um meio de cultura para bactérias pode causar infecções e odores. Para dormir use o externo. Ginecologista e Obstetra – Atendimentos em Passo Fundo, Sananduva e Paim Filho (RS).
O absorvente interno pode ser uma boa opção para as mulheres que querem aproveitar a praia ou a piscina mesmo durante os incômodos dias da menstruação. - Com esse tipo de absorvente, a mulher pode frequentar ambientes como praia e piscina durante o período menstrual.
Apresenta 3 tamanhos, que se diferenciam pela capacidade de absorção e indicação de uso: Mini: fluxo menstrual leve. Médio: fluxo menstrual moderado. Super: fluxo menstrual intenso.
Como saber se o absorvente interno está no lugar certo?
Depois de colocar o absorvente interno se movimente um pouco para ver se ele está confortável, mexa os quadris e as pernas. Você não deve sentir a presença dele no seu corpo, não é ótimo? Aproveite os benefícios do absorvente interno para ser ainda mais livre durante a menstruação.