Foi o profeta Zacarias que havia anunciado que o rei de Israel viria humilde, montado num jumento: “Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9:9).
Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e Betânia, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois dos seus discípulos e disse-lhes: — Vão até a aldeia que está diante de vocês e logo, ao entrar, encontrarão preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendam o jumentinho e tragam aqui.
Zacarias fala como o Messias — O Messias virá, trazendo a salvação, humilde e montado sobre um jumento — Ele vai libertar os prisioneiros do abismo — Judá e Efraim são instrumentos do Senhor.
Tanto Mateus quanto João explicam que era necessário que Jesus montasse um jumento para cumprir as Escrituras Hebraicas. Séculos antes, o profeta Zacarias havia previsto que o Messias entraria em Jerusalém “justo e vitorioso, humilde e montado num jumento” (Zacarias 9:9).
O que significa Jesus montado num jumentinho e entrando em Jerusalém?
Isso significa que entra na cidade que é sua para fazer com toda a Humanidade, uma missão de paz, ainda que essa paz tenha como preço sua própria vida.
O que aconteceu com o jumentinho que carregou Jesus?
Ele pensava que aquilo era para ele. Dias depois, resolveu voltar lá e entrar pela mesma rua, a fim de receber novas homenagens: As pessoas estenderem seus mantos para ele pisar etc. Mas aconteceu o contrário. O burrinho foi enxotado para fora da cidade com chicotadas.
O que nos ensina a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém?
Sempre podemos aprender e confiar no Seu zelo na Sua maneira de conduzir as coisas. 1 - Jesus irá cumprir sua palavra – Assim como Ele cumpriu sua palavra na sua entrada triunfal em Jerusalém (Zc 9:9), você pode confiar que Ele cumprirá as promessas e profecias que Ele disse. Jesus é a testemunha fiel (Ap 3:14).
Quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, muitas pessoas reconheceram isso como uma declaração pública de que Ele não era apenas o Messias prometido, mas também o rei prometido de Israel. Muitos viram isso como o cumprimento de profecias bíblicas, como a registrada em Zacarias 9:9 .
Qual é o significado da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém?
A entrada triunfal não é apenas um evento histórico, mas um cumprimento da profecia do Antigo Testamento, uma declaração da identidade messiânica de Jesus e uma profunda declaração teológica sobre a natureza de Seu reino e reinado.
Quem foi o primeiro profeta a anunciar a vinda do Messias?
Isaías, um grande profeta do Velho Testamento, anunciou o nascimento iminente do Messias. “O mesmo Senhor vos dará um sinal”, ele declarou. “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).
Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.
A profecia de Zacarias faz assim exultar de esperança: “Dança de alegria, filha de Sião, dá vivas, filha de Jerusalém, pois agora o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num burrico, filhote de jumenta.
Joana (cujo nome significa "Deus tem sido gracioso") era esposa de Cuza, o mordomo de Herodes Antipas. Este Herodes era o tetrarca da Galileia (Lc 3,1) e filho de Herodes, o Grande, o déspota que as narrativas da infância de Mateus descrevem como conspirando para matar o menino Jesus.
A figueira descrita nesse relato tinha a aparência de ser uma árvore fértil, mas não tinha produzido nenhum fruto. Uma das razões pelas quais o Salvador pode ter amaldiçoado a figueira foi para ensinar Seus discípulos a respeito dos corruptos líderes religiosos judeus.
O que o profeta Zacarias profetizou sobre o Messias?
Zacarias profetizou que, na Segunda Vinda de Jesus Cristo, os mortos seriam ressuscitados e todos os santos (ou todos os justos, tanto vivos quanto os que foram ressuscitados) se reuniriam com o Senhor no céu e desceriam com Ele (ver Zacarias 14:5; I Tessalonicenses 4:14; D&C 88:96–97).
Para que serve a rédea que se deu a Jesus the Chosen?
Sabemos que em breve acontecerá a entrada triunfal e este instrumento será extremamente útil. Vale a pena elogiar o diretor da séria que através de uma simples rédea de burrinho, fez uma ligação entre o êxodo do povo de Israel e Jesus. O instrumento que os ancestrais trouxeram do Egito foi guardado para este momento.
Hosana nas alturas!” (Mateus 21,9). A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi um cumprimento da profecia messiânica que havia sido proferida em Zacarias 9,9. Essa profecia anunciava que o Messias chegaria montado num jumento, símbolo de um rei humilde, e não num cavalo como símbolo de um rei guerreiro.