Mansa Musa foi um rei africano do século 14, que governou o Império Mali entre os anos 1312 até sua morte em 1337. Até os dias de hoje ele é considerado a pessoa mais rica que já existiu em toda a história da humanidade.
Qual foi o homem mais rico que já passou pela terra?
Este era, Mansa Musa que viveu de 1280 a 1337, um rei africano que que governou o Império Mali durante o século 14. A extensão do território de Mali era de aproximadamente 1,2 milhão km².
Quando morreu — caçado por autoridades policiais, que ofereciam uma fortuna de 11 milhões de dólares por sua cabeça —, seu patrimônio era de cerca de um bilhão, detendo mansões, obras de arte, um zoológico e automóveis.
"O rei tinha no mar uma frota de Társis, com as naus de Hirão; de três em três anos, voltava a frota de Társis, trazendo ouro, prata, marfim, bugios e pavões. Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria.
Aliko Dangote, da Nigéria, é o homem mais rico do continente africano. Dangote, 65 anos, fez fortuna nas indústrias de cimento e açúcar, tendo um património estimado em 14,2 biliões de dólares. Embora o mais rico de África, Dangote ocupa apenas a posição 124º do ranking Forbes mundial.
Está registrado que Mansa Muça morreu por volta desse ano e reinou por 25 anos, o que significa que teria sido coroado por volta de 1312. Quando chegou ao Cairo a caminho de Meca em julho de 1324, várias fontes o descreveram como “um jovem bonito, de pele morena, com um rosto agradável e bela aparência”.
Rei africano, Mansa Musa comandou o Império de Mali no começo do século 14. Em valores reajustados segundo a inflação atual, a fortuna pessoal de Mansa Musa I equivaleria a 400 bilhões de dólares na ocasião de sua sorte, em 1337!
A grande riqueza do rei Salomão está diretamente ligada à sabedoria. Como podemos observar na passagem do livro de Segunda Crônicas 1 a partir do versículo 7: Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
Ao assumir o trono em uma época de grande prosperidade de diversos reinos africanos, Mansa Musa conseguiu expandir o território e as riquezas do império. A riqueza de Mansa Musa vinha do controle total da extração de ouro na região, tendo os recursos, altamente valorizados no século 14, quase ilimitados.
Se converter este valor para os dias atuais, Rockefeller seria dono de uma fortuna estimada em 330 bilhões de dólares. Valor que o colocaria como a pessoa mais rica da história.
Ela veio “… para ouvir a sabedoria de Salomão…” (1Re 4:34), mas Cristo é “…maior do que Salomão” (Mt 12:42) em todos os aspectos. Ele é maior em sabedoria, pois, embora Salomão fosse sábio, ele não era a Sabedoria em pessoa — e essa é Jesus.
Na tradição judaica, Salomão é considerado o pai da sabedoria e da literatura sapiencial. Nessa ótica, o rei deveria ser o primeiro dentre os sábios exercendo sua sabedoria aperto da dos deuses, com o objetivo de manter o equilíbrio de seu reino. Sua inteligência superava os povos do Oriente e do Egito (cf. 1Rs 5,10).
Eliseu foi também a única testemunha do misterioso fim de Elias, ocorrido pelo ano 850 a.C. num carro de fogo. O continuador da obra de Elias era rico proprietário, originário de Abelmeúla.
Ele morreu de causas naturais com cerca de 80 anos de idade. Após a morte de Salomão, seu filho, Roboão assume o trono. A Bíblia não dá uma idade específica para Salomão quando ele morreu, mas podemos usar as informações fornecidas para estimar sua idade.
Com o auxílio das forças especiais dos Estados Unidos, a Inteligência do Exército dos EUA, além de membros da CIA e do DEA, o Bloco de Busca perseguiu Escobar entre 1992 e 1993. Segundo relatos oficiais, foi justamente eles que mataram Pablito.
Nicolás Escobar, que se autodenomina o “sobrinho favorito de Don Pablo”, acredita que as posses de seu tio são “legitimamente suas”. Aos 53 anos, ele está empenhado em preservar os itens em uma nova exposição. Seu próprio pai, no entanto, é um ex-contador do cartel.
Ainda na década de 1970, Escobar encontrou na cocaína uma forma de ganhar dinheiro. Aos 22 anos, ficou milionário com o narcotráfico e, posteriormente, iniciou um esquema de produção e distribuição da droga, o que se tornaria o Cartel de Medellín.
Todos os objetos de seu palácio eram feitos de ouro puro. Era mais sábio e mais rico do que qualquer um dos reis da Terra.” A narrativa bíblica sobre o tesouro do rei Salomão provoca fascínio desde os tempos antigos. De acordo com o livro, a fortuna do monarca provinha de minas em “Ofir”.
Quando vendeu sua Carnegie Steel Company, no início dos anos 1900, o magnata do aço escocês-americano Andrew Carnegie obteve uma soma que, à época, já era gigantesca: US$ 480 milhões. E fez dele o homem mais rico do mundo em seu tempo.