A forma correcta de escrita é "vamos nos ver" A construção "vamos se ver" está errada. Explicação: A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoa do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1. ª pessoa do plural: "nos".
Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.
A palavra “nós” é um pronome pessoal usado para a 1ª pessoa do plural, ou seja, quando o sujeito é quem fala e está no plural (sendo várias pessoas). Os verbos que acompanham a palavra “nós” aparecem conjugados na 1ª pessoa do plural para concordar com essa palavra.
O com nós só se emprega quando acompanhado de palavras reforçadoras como próprio, mesmo, todo: As cartas ficarão com nós todos. Paulo jantou com nós dois ontem à noite. Queremos estar de bem com nós mesmos. Sem a palavra de reforço, o conosco pede passagem.
Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo. Mas isto, prezados consulentes, é tudo facultativo.
Por um lado, “vermos” é a 1. ª pessoa do plural do infinito pessoal (Para vermos como fica melhor, tirámos várias fotografias.) e, por outro, “virmos” é a 1. ª pessoa do plural do futuro do conjuntivo (Dar-me-ás amêndoas de chocolate, se nos virmos na Páscoa.).
1 – Aprenda as principais regras gramaticais. Uma das principais técnicas para escrever melhor é, obviamente, aprender as regras gramaticais mais essenciais. ...
2 – Planeje e estruture o texto antes de escrevê-lo. ...
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido.
Neste caso, o sentido é de ter algo a receber. Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.
O verbo ir está flexionado no plural (“vamos”), mas o pronome oblíquo está escrito no singular (marcar de “se” ver). Desta forma, o correto seria: VAMOS marcar de NOS ver?
A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
A forma envie-nospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de enviar] , [terceira pessoa singular do imperativo de enviar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de enviar] .
O sujeito é o pronome nós, portanto. A regra então é: nas frases com o verbo ser que tenham um pronome pessoal, a concordância verbal se faz com o pronome: O cliente somos nós.
6) Para Domingos Paschoal Cegalla, "diz-se com nós quando esse pronome vem seguido de palavra reforçativa ou de numeral". Exs.: a) "Terá de entender-se com nós mesmos"; b) "Preocupamo-nos mais com ele do que com nós próprios"; c) "Discutia e brigava com nós todos"; d) "Ele saiu com nós duas".
A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?
Pergunto: Está correcto «somos todos nós», uma vez que Continente está no singular? Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós».