8 E Coz gerou Anube e Zobeba; e as famílias de Aarel, filho de Harum. 9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome Jabez, dizendo: Porquanto com dor o dei à luz.
Jabez nasceu, aparentemente, para ser derrotado. No tempo em que os nomes das crianças eram o símbolo do que se esperava delas, ele recebeu um nome inquietante: “Minha mãe me chamou Jabez, que significa dor. Fui gerado por um pai que jamais conheci. A ausência desse rosto fixou os limites do que eu poderia me tornar”.
Por que Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos?
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
Jabez queria que Deus rompesse a nuvem escura que estava cobrindo a vida dele, causando-lhe dor e sofrimento desde o dia de seu nascimento. Ele queria que o futuro dele fosse ensolarado, fazendo um contraste marcante com o passado de dores.
No livro de I Crônicas 4.9 e 10 está registrada a oração de um homem chamado Jabes, da tribo de Judá, que invocou a Deus para que Ele o ajudasse e sua oração se tornou muito famosa nas últimas décadas.
Sua história nos encoraja a confiar em Deus e acreditar que Ele é capaz de realizar nossos desejos mais profundos. Assim como Jabes, podemos buscar a bênção de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Podemos ter confiança em Suas promessas e acreditar que Ele é fiel para cumprir tudo o que pedimos a Ele.
Quem foi o homem que mais agradou a Deus na Bíblia?
Jabes foi a única pessoa na Bíblia que recebeu tudo o que pediu a Deus. (I Crônicas 4.9-10). Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: com muitas dores o dei à luz.
O nome Jabes significa sequidão, deserto. Para que esse nome fosse dado a ele por sua mãe, ele deve ter representado algum tipo de sofrimento. Talvez você seja como ele: ninguém acredita que você irá vencer na vida. A mãe de Jabes não viu nele um sonho, uma pessoa com potencial.
Esse nome não foi escolhido para homenagear alguma celebridade; ao contrário, sua mãe queria perpetuar na história desse filho as grandes aflições e o terrível sofrimento que enfrentou na gravidez e, sobretudo, no parto. Jabez foi ferreteado com esse nome para perpetuar uma história de dor.
Jabez orou ao Deus de Israel, dizendo: “Oh, quanto eu desejo que o SENHOR me abençoe maravilhosamente e me ajude em meu trabalho. Fique comigo em tudo quanto eu fizer, e guarde-me de todo mal e sofrimento!” E Deus concedeu a ele o que havia pedido.
A bíblia trata, no verso 9, que Jabez era um homem bom e honrado, e mais honrado que seus irmãos. O registro histórico nos diz que Jabez foi um dos pilares da incipiente nação de Israel.
Alargar as fronteiras significa mais que conquistar terras, alargar as fronteiras é ter mais influência, maior. Jabez estava dizendo: Eu não nasci só para isso! Ele estava recusando viver uma vida estagnada.
Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou seu nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel. (1 Crônicas 4:9-10).
O primeiro era Jabesão, o hacmonita, líder dos Três, isto é, dos três guerreiros mais valentes dentre os soldados de Davi. Certa ocasião, usou sua lança para matar oitocentos soldados inimigos numa só batalha. O segundo era Eleazar, filho de Dodô, descendente de Aoí.
ENOS, ele era o neto de Adão e Eva ou seja a Prática da Oração está estabelecida por Deus desde o PRINCÍPIO. pense nisso. 👉 visite nossa página no Instagram e veja as nossas programações 😉👍 @admadureira.
8 Jabes-Gileade. Uma cidade da tribo de Manassés, 15 km a oeste de Bete-Seã e 3 km ao leste do Jordão. Manassés era neto de Raquel, mãe de Benjamim, e portanto houve uma afinidade de sangue entre as duas tribos descendentes. Isto explica por que os homens de Jabes-Gileade não concordaram com a guerra contra Benjamim.
Jabez invocou o Deus de Israel dizendo: Oh! Que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! Só isso já bastaria para perceber o que Jabez queria ao fazer um pedido desses a Deus.
Ao adorar no tabernáculo, Ana chorou e orou ao Senhor por um filho. Ela fez um convênio com o Senhor de que, se tivesse um filho, ela o daria ao Senhor.