José Arthur Machado, mais conhecido como Petit, era um jovem surfista carioca que frequentava o Píer de Ipanema nos anos 70 e fazia muito sucesso por sua beleza estonteante, simpatia e habilidade nas ondas. Estávamos em plena Ditadura Militar e Caetano Veloso tinha voltado ao Brasil após o exílio em Londres.
Criado em Ipanema ele era um dos surfistas mais talentosos dos primórdios do esporte no Brasil, os anos 70. De prancha emprestada ele arrebentava nas ondas do Arpoador.
O TRÁGICO DESTINO DO JOVEM QUE INSPIROU A CANÇÃO MENINO DO RIO
Como foi a morte do Menino do Rio?
Morre segundo menino que comeu bombom envenenado
Nesta quarta-feira, o menino Benjamim Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, que também comeu um pedaço do chocolate, trocado com o amigo Ythallo por um pouco de açaí, morreu no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, onde estava internado.
O que aconteceu com o menino que inspirou a música Menino do Rio?
Caetano Veloso cantou “pra Deus protegê-lo”, mas – infelizmente – Petit, o muso inspirador de Menino do Rio, sofreu um acidente em agosto de 1987. Ele estava na garupa da moto de um amigo e ficou em coma por 40 dias, ficando com o lado direito do corpo, rosto e boca paralisados.
Havia uma canoa amarrada em um tronco de árvore que Francisco, seu pai, transportava pessoas e carregava também lenha para vendê-la do outro lado do rio. O menino, vendo a canoa de seu pai atracada, quis imitá-lo entrando na mesma e subindo no piloto, caindo em seguida nas águas.
Menino do Rio foi composta em 1977, durante um jantar em que estavam presentes Caetano Veloso, Dedé Gadelha, Baby do Brasil e o surfista carioca José Artur Machado, conhecido como Petit, que serviu de inspiração para a composição. Caetano estava com um violão em mãos e foi compondo a canção no mesmo instante do jantar.
Nos últimos capítulos, "Água Viva" usa a técnica do "quem matou" para prender a atenção do público. Miguel é misteriosamente assassinato. Ao final foi revelado que o assassino era Kleber (José Lewgoy), homem que foi tutor dos dois irmãos protagonistas.
E, no último capítulo, foi feita a revelação do mandante do crime: Kleber Simpson (José Lewgoy), ex-tutor da vítima e de seu irmão Nelson (Reginaldo Faria). Kleber decidiu tirar a vida de Miguel após descobrir que ele estava envolvido na perda dos bens de Nelson.
O juiz dá permissão para Maria Helena ser adotada por Márcia e Edyr. Márcia vai ao orfanato buscar Maria Helena. Bruno convida Nelson para ir com ele a inauguração da loja de Lígia.
As gravações, inclusive, começaram pela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. As cidades de Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo serviram de cenário para as primeiras sequências do folhetim.
No dia 5 de abril de 1988, morre o “menino do Rio” Pepê, tricampeão brasileiro de surfe e campeão mundial de vôo livre. Música: Menino do Rio - ( 07' 20” )
O surfista teve fim trágico. Depois de ficar semiparalítico num acidente de moto, cometeu suícidio em 07 de março de 1989, aos 32 anos, se enforcando com a faixa do quimono de jiu-jitsu.
Crise econômica: O fim do milagre marcou o início de uma crise econômica prolongada, com altas taxas de inflação, baixo crescimento e aumento do desemprego.
O surfista teve fim trágico. Depois de ficar semiparalítico num acidente de moto, cometeu suícidio em 07 de março de 1989, aos 32 anos, se enforcando com a faixa do quimono de jiu-jitsu.
Armando Gonçalves Teixeira. Ou simplesmente Petit. Ainda desconhecido no futebol brasileiro, o treinador português foi escolhido para comandar o Cuiabá na sequência da temporada e terá sua primeira experiência fora de seu país natal.
A canção 'Menino do Rio', interpretada por Caetano Veloso, é uma homenagem à beleza e ao estilo de vida despojado do jovem carioca, simbolizando a essência da cultura praiana do Rio de Janeiro. A letra descreve um jovem que exala a liberdade e a beleza natural, características marcantes da cidade maravilhosa.