Ananias (em hebraico: חנניה) e sua esposa Safira (em hebraico: שפירא) eram, de acordo com Atos dos Apóstolos, os membros da igreja cristã primitiva em Jerusalém.
Diante da constatação que Safira era cúmplice do egoísmo de Ananias, Pedro da mesma forma que antes, questionou Safira dizendo “Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti” (At 5:9).
Simbolicamente, a pedra Safira representa a lealdade ao Ser Supremo. Diz a lenda que as Tábuas da Lei de Moisés gravadas por Deus consistiam em Safira. Na Idade Média, era considerada a pedra da liberdade.
Após a morte de Ananias, Safira sua esposa, recebeu uma chance ao chegar diante dos Apóstolos ao qual fizeram a mesma indagação à cerca do dinheiro entregue e o dinheiro recebido pela venda de sua propriedade. Ao ser indagada, optou por esconder a verdade e também mentiu. Ela acabou tendo o mesmo fim de seu esposo.
A passagem de Ananias e Safira se dá no contexto da Igreja Primitiva, quando muitos dos primeiros cristãos vendiam seus bens e entregavam os recursos obtidos aos apóstolos. Tudo passava a ser de todos, e cada um recebia um quinhão medido por sua necessidade.
A História De Ananias E Safira Na Biblía // Por Que Eles Mentiram Para O Espirito Santo ?
Qual foi o castigo de Ananias e Safira?
Segundo (Atos 5:1-11), Ananias e Safira caíram mortos diante da Igreja. O texto relata que ambos mentiram ao Espírito Santo. Ambos venderam suas terras, mas retiveram uma parte do dinheiro. Ananias apresentou a sua doação à igreja dizendo que era a parte total da venda.
Depois de ter sido rejeitada por seu marido Datã, pede para que seu cunhado Corá a aceite de volta em casa, já que seus pais morreram. Com a negativa do cunhado e da irmã Bina, Safira é obrigada a se prostituir para sobreviver.
O que Pedro perguntou a safira é o que aconteceu quando ela respondeu?
Cerca de três horas depois, sua esposa entrou, sem saber o que havia acontecido. Pedro lhe perguntou: “Foi esse o valor que você e seu marido receberam pelo terreno?”. Ela respondeu: “Sim, foi esse o valor”.
Ananias e Safira seriam, se pudermos comparar "as laranjas estragadas dentro do cesto", pecaram contra Deus e contra o Espírito Santo. A influência deles, se permitida continuar, seria de molde a prejudicar o crescimento e a unidade da comunidade de cristãos que estava começando.
De quem era o terreno que Ananias e safira vendeu?
Barnabé, um levita de Chipre, vendeu um terreno e doou o lucro para os apóstolos. No capítulo 5, Ananias e Safira também venderam suas terras, mas retiveram uma parte das vendas, tendo decidido que não iriam dar tudo para a bolsa comum. Ananias apresentou a sua doação para Pedro dizendo que era o valor total.
SABEDORIA: A safira é conhecida como “a pedra da sabedoria”. Na antiga sabedoria hindu, por exemplo, acreditava-se que a safira promovia a clareza mental e a sabedoria espiritual. Se procura inspiração e sabedoria, a safira pode ser a sua pedra preciosa ideal.
Ela aparece no triunfo do amor de Francisco Petrarca, canto III, versículo 76. Ela é uma das três mulheres (as outras duas sendo Biblis e Esmirna) exemplificando o "amor maligno".
Safira é um nome feminino de origem hebraica, derivado do termo "sappir". Esse nome está relacionado à gema preciosa de cor azul, a safira. A safira é conhecida por sua beleza e valor, sendo um símbolo de nobreza e sabedoria.
Ajuda com dores de cabeça e enxaquecas e trata infecções de garganta e ouvido. A safira também é ótima para desintoxicação e purificação do corpo, melhorando a saúde e promovendo a perda de peso.
Qual foi a consequência do pecado de Ananias e safira?
A morte física, a separação de corpo e espírito (Tiago 2:26; Eclesiastes 12:7), é um aspecto ilustrativo da principal consequência do pecado, a separação de Deus. Outro fato frisado no caso de Ananias e Safira é o papel de Deus como Juiz.
p. 331. (1) Mas certo homem chamado Ananias, com Safira sua mulher, vendeu a propriedade (2) e separou para si do preço, sabendo também sua mulher, trazendo uma parte colocaram junto aos pés dos apóstolos.
Saul morreu assim porque foi infiel a Deus, o SENHOR. Ele desobedeceu aos mandamentos de Deus e consultou os espíritos dos mortos, em vez de consultar o SENHOR.
À meia-noite, o SENHOR Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, desde o filho do rei, que era o herdeiro do trono, até o filho do prisioneiro que estava na cadeia; e matou também a primeira cria dos animais.
Safira consegue pagar sua dívida com Amós e deixa o homem furioso. Em um surto de raiva, o homem agride Safira e Karen, que morre. Os hebreus ficam sabendo do que aconteceu e vão à Casa de Senet tirar satisfação com Amós, mas são expulsos do local.
Chegou a hora de Fortunato (Jaime Leibovitch) desvendar o maior segredo de Safira (Dani Moreno). Nos próximos capítulos de Cúmplices de um Resgate, o marido de Aurora (Cleo Ventura) finalmente ficará sabendo que Geraldo (Nandho Prado) é o verdadeiro pai de sua neta, Priscila (Giovanna Chaves).
A primeira temporada toda é dedicada a descoberta de sua identidade e boa parte da segunda temporada também. Ela é quem comanda os estudos com passageiros do voo 828, utilizando métodos totalmente antiéticos para conseguir resultados. Ela é morta acidentalmente por Saanvi Bahl (Parveen Kaur).
O que a mentira de Ananias e Safira pode ilustrar?
Ananias e Safira fingiriam dar todo o dinheiro à igreja. 3. O que a mentira de Ananias e Safira, com o objetivo de chamar a atenção para si mesmos, pode ilustrar? Isso fala a respeito de pessoas que se dizem cristãs, mas mantêm velhos hábitos da vida mundana.
Ananias e Safira faziam planos e tomavam as suas decisões em conjunto. Enquanto muitos casais, quando separados, chegam ao ponto de agir como adversários um do outro... Ananias e Safira eram fieis ao acordo estabelecido entre eles, mesmo num momento de ausência um do outro.
Eles também venderam uma propriedade para fazer uma contribuição à igreja. Mas no dia em que levaram sua oferta aos apóstolos, foram condenados e caíram mortos. Hoje, alguns líderes religiosos citam esse caso para exigir o dízimo, sugerindo que Ananias e sua mulher foram castigados por não dar o dízimo.