O que a Bíblia fala sobre Tomé?
João 20:24-31 NVI. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ― Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes disse: ― Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o dedo onde estavam os pregos e não puser a mão no seu lado, não crerei.Quem era Tomé antes de Jesus?
Tomé, em aramaico, significa "gêmeo" e o apelido, com o qual era conhecido - Dídimo - tinha o mesmo significado em grego. No entanto, não sabemos se Tomé, talvez um pescador e um dos primeiros discípulos a deixar tudo para seguir a Jesus, tivesse um irmão. Este Santo é venerado pelos católicos, ortodoxos e coptas.O que aconteceu com o apóstolo Tomé?
O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”. Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.O que faz Tomé não acreditar na ressurreição de Jesus?
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.Quem foi Tomé na Bíblia? A HISTÓRIA DO APOSTOLO TOMÉ
Qual o pecado de Tomé?
Tomé não admitiu o testemunho dos apóstolos. Este apóstolo exigiu provas da ressurreição de Jesus, porque ele não admitiu o testemunho dos apóstolos que lhe disseram que tinham visto o Senhor Ressuscitado (cf. Jo 20,24-25).O que Jesus fala a Tomé?
Então Jesus disse a Tomé: “Ponha o seu dedo aqui nas minhas mãos. Estenda a sua mão aqui no meu lado. Pare de duvidar e creia!” “Meu Senhor e meu Deus!”, disse Tomé.Como Jesus escolheu Tomé?
São Tomé era judeu, natural da Galileia e um pescador. Jesus o escolheu como um dos doze Apóstolos e foi a ele quem o Senhor fez uma revelação especial na Última Ceia. “Disse-lhe Tomé: 'Senhor, não sabemos para onde vais.Como foi a história de Tomé?
O Santo acompanhou Jesus durante os 3 anos de sua vida pública e, após sua morte, Tomé estava entre os apóstolos que receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes e acredita-se que depois saiu para pregar o Evangelho na Índia, onde foi perseguido e morto a mando do rei Milapura, na cidade de Madras.Porque Tomé tinha pouca fé?
Durante quase toda a história do cristianismo, Tomé foi tido como um homem de pouca fé, medroso, fraco, incrédulo – afinal, ele foi o discípulo que não acreditou na ressurreição de Jesus, quando disse: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu ...Quem foi a noiva de Tomé na Bíblia?
Desde o momento em que se encarregaram de organizar um casamento em Caná — onde tiveram um encontro transformador com Jesus — até o planejamento de seu próprio casamento.Porque Tomé não acreditou?
Incredulidade do Apóstolo como estereótipoTomé não estava lá naquele momento, e por isso não acreditou no que diziam. Talvez, por causa da sua teimosia inata ou por sentir de estar ausente, quis tocar as feridas dos cravos e nas mãos, e também no peito de Jesus. Afinal, ele era um homem como todos.
Qual era a personalidade de Tomé na Bíblia?
Tomé é um homem que não tem medo, um homem que sabe o que quer. Não apenas isso, mas também, pede ao Senhor, expõe-se e, com isso, compromete-se; e Deus não deixa de ouvir e atender a esse homem.Qual o papel de Tomé na Bíblia?
Tomé tem um papel na lenda do rei Abgar V de Edessa (Urfa), por ter enviado Tadeu de Edessa para pregar na cidade mesopotâmica (hoje síria) de Edessa após sua Ascensão. Santo Efreu, que também conta essa lenda, escreveu uma fábula na qual o demônio grita: (...)O que podemos aprender com Tomé?
5- Sim, podemos aprender com São Tomé sobre Fé!No fundo, destas palavras sobressai a convicção de que Jesus já é reconhecível não tanto pelo rosto quanto pelas chagas. Tomé considera que os sinais qualificadores da identidade de Jesus são agora sobretudo as chagas, nas quais se revela até que ponto Ele nos amou.