Tranca Ruas é o guardião dos caminhos e responsável por limpá-los. É representado por um homem com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um "demônio", mas não existe "demônio" nas religiões de matriz africana.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
O Exu Tranca Ruas é um agrupamento de exus, as entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Na umbanda, quimbanda e outras religiões de matriz africana, Tranca Rua é uma entidade pertencente a um grupo de exus. Ele é reconhecido por sua função de purificar os caminhos espirituais do mundo. Em um show da cantora Ludmilla, o termo causou polêmica, atraindo acusações de intolerância religiosa.
O nome da entidade cultuada na Umbanda e em várias outras vertentes da afrorreligiosidade ganhou destaque nas últimas horas após uma projeção intolerante no show da cantora Ludmilla. Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos.
Os filhos de Exu Tranca Rua das Almas, em geral, são marcados pela força espiritual. Desse jeito, conseguem alcançar muitos objetivos e evoluir facilmente. Se ainda não conhece bem essa entidade, você está no lugar certo. A partir de agora, mergulhará de cabeça no mundo de Exu Tranca Rua.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
A cantora Ludmilla foi acusada de intolerância religiosa por uma frase projetada em um show da cantora que dizia: "Só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas".
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
O senhor Tranca Ruas é considerado o capitão das encruzilhadas, o grande guardião dos caminhos, defensor das mulheres e dos oprimidos, sendo o responsável por comandar uma falange de exus, como exu Capa Preta, exu Meia Noite, exu Curador, exu Caveira e Pombagiras.
Segundo o entendimento de alguns, apesar de não ser um consenso, os Exus e Pombajiras estão ligados aos orixás, e aos domínios dos mesmos. Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.
“Os Médiuns de Tranca Rua são indivíduos fortes e corajosos, determinados em suas profissões e animados em suas interações sociais. Embora competitivos e vaidosos, são bons amigos e conselheiros, embora às vezes possam se envolver em situações complicadas devido à sua natureza falante.
Ele tinha um grande coração e uma vontade incansável de ajudar os necessitados. Certo dia, ele decidiu descer à Terra na forma de Exu Tranca Rua das Almas. Ele sabia que enfrentaria muitos obstáculos, mas a sua vontade de ajudar os humanos era mais forte.
O senhor Tranca Ruas é considerado o capitão das encruzilhadas, o grande guardião dos caminhos, defensor das mulheres e dos oprimidos, sendo o responsável por comandar uma falange de exus, como exu Capa Preta, exu Meia Noite, exu Curador, exu Caveira e Pombagiras.
Filho de Antônia Alves Torres e de Osmar Serafim dos Santos, de uma família numerosa de vinte e cinco filhos, Josimar desde cedo batalhou por melhores condições de vida.
Portanto, é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando o aspecto da evolução daquele ser. Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos.
A figura é a de um homem, que pode ser representado com uma capa e uma cartola, além de portar um tridente e fumar charuto. O conjunto de exus agrupados sob o nome de Tranca Rua, por ser regido por Ogum, é associado não apenas à abertura de caminhos, mas também às lutas diárias das pessoas.