Dessas testemunhas especiais, Pedro, Tiago e João formaram um círculo íntimo de discípulos que estavam presentes em momentos importantes do ministério terreno de Jesus: Na ocasião em que o Senhor levantou a filha de Jairo, vendo pessoalmente o poder Dele sobre a morte.
Lc 24,13-31). Caso bem notável de Amizade de Jesus é aquele com os irmãos Marta, Maria e Lázaro que moravam em Betânia; em certa ocasião Maria ungiu o Senhor com perfume, e enxugou os pés dele com os seus cabelos (cf. Jo 11,2).
Porque Jesus sempre levava Pedro, Tiago e João com ele?
Jesus convida três dos seus discípulos (Pedro, Tiago e João) para subirem com Ele à uma montanha. A intenção de Jesus era de estar em profunda comunhão com o Pai do Céu através da oração e, com isso, manifestar aos seus a glória e o poder do Reino Celeste.
Dos 12 discípulos, Jesus chamou Judas de amigo. Mas por quê? . . Porque amigo não é aquele que dá tapinhas nas costas, mas sim quem te ajuda e conduz a viver o propósito de Deus aqui na terra! . . . . . . .
Em Betânia foi celebrada a memória de Marta, Maria e Lázaro, os amigos de Jesus. Em Betânia, no santuário franciscano, também conhecido como "casa da amizade, da acolhida e da hospitalidade", no dia 29 de julho, a comunidade da Custódia da Terra Santa celebrou a memória de Lázaro, Marta e Maria, os amigos de Jesus.
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
Jetro flagra os dois em uma cena inusitada, e Betânia tenta aproveitar a situação para chantagear Moisés. Zípora, que observava em silêncio, desmente a irmã e deixa Jetro furioso. Ao fim, Betânia é punida pelo pai: só poderá se casar após todas as outras irmãs casarem.
Qual foi o único discípulo que Jesus chamou de amigo?
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.
Contudo, conta-se que a tumba estava vazia quando foi aberta por Constantino para edificar-lhe uma igreja. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava, e que tinham um enorme afeto um pelo outro.
Porque Jesus disse a Maria que João era seu filho?
A expressão de Jesus: “Mulher, eis aí o teu filho”, permite a Maria intuir a nova relação materna que prolongaria e ampliaria a precedente. O seu “sim” a esse projeto constitui, portanto, um assentimento ao sacrifício de Cristo, que Ela aceita generosamente na adesão à vontade divina.
Amigo é aquele que conhece a vontade do outro, que conhece o outro na profundidade, no secreto e no segredo. De modo mais claro, Ele chama os Seus discípulos de amigos porque eles chegaram ao conhecimento da sua missão, porque eles puderam, por meio de suas palavras e ações, conhecer o Pai.
Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo marcaram época com especial de fim de ano na Globo. Quem viveu a década de 1990 no Brasil provavelmente se lembrará do especial Amigos, exibido pela Globo.
João se descreveu como o discípulo amado porque ele sabia que 'só' ser identificado como amado já é suficiente. Era algo que não dependia das suas boas obras, do seu desempenho, da sua performance, ele simplesmente sabia que era ALVO DO AMOR DE DEUS!!!
Especificamente, estes eram “Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão”. Curiosamente, eles estavam “com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes”. Dessa forma, “o discípulo a quem Jesus amava” era um pescador. Ele estava trabalhando com Pedro, André e Tiago.
Jesus tinha também amizade com Marta, Maria e Lázaro. Além deles, haviam outros discípulos que estavam sempre indo atrás de Jesus em suas andanças e certamente desenvolveram algum nível de amizade com ele. Dentre todos esses amigos, os evangelhos mostram que três eram bastante próximos de Jesus.
…49Então, aproximando-se rapidamente de Jesus, disse-lhe Judas: “Eu te saúdo, ó Mestre!” E lhe deu um beijo. 50Jesus, contudo, lhe perguntou: “Amigo, para que vieste?” No mesmo instante os homens avançaram sobre Jesus e o prenderam.
Podemos citar Zaqueu, Marta, Maria, Lázaro e outros. Mas dentre os três com quem ele mais contava nos momentos difíceis ou decisivos (Pedro, Tiago e João), o terceiro era o mais chegado, e que, certamente por essa aproximação, traz um olhar tão mais íntimo da convivência com Cristo em relação aos outros relatos.
Lembrando que Bethânia, mencionada na Sagrada Escritura, é uma colônia de leprosos onde viviam os amigos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro (Lc 10, 38ss; Jo 11, 1ss). E também era a casa onde Jesus gostava de estar, lugar onde encontrava descanso, repouso, carinho e amizade profunda e verdadeira (cf. Mt 21, 17; Mc 11, 1).
Em João 11:8–10, lemos que alguns discípulos avisaram Jesus para não voltar à Judeia, onde ficava Betânia, pois os líderes judeus daquela região queriam matá-Lo. O Élder Bruce R.