Nestor de Barros, um dos fundadores e o primeiro secretário da história do Flamengo, sugeriu então a mudança das cores para vermelho e preto, com a certeza de que a partir daquele momento as conquistas da medalha de ouro seriam frequentes, deixando para trás a fama de “Clube de Bronze”.
2. As cores originais do Flamengo eram azul e amarelo ouro. A mudança para o preto e vermelho aconteceu cerca de um ano depois da fundação do clube e por um motivo bastante prosaico: os caros tecidos importados desbotavam facilmente na água e precisaram ser substituídos.
Ainda somente como clube de regatas, pouco mais de um ano após a sua fundação, uma das mudanças mais significativas aconteceu na assembleia do dia 23 de novembro de 1896: sai o "ourazul" e entra o rubro-negro. O tesoureiro da época, Felisberto Laport, percebeu que os uniformes nas cores originais vinham da Inglaterra.
Por que a bandeira do Flamengo é chamada de Rubro-negra?
Em 1916, com a Primeira Guerra Mundial e o posicionamento brasileiro contrário à Alemanha, o Flamengo retirou as listras brancas - a bandeira do país europeu levava as mesmas cores na época - e passou a jogar com a camisa rubro-negra, como conhecemos nos dias de hoje.
A maioria dos exemplos é ligada à vexilologia, ou seja, poderíamos fazer uma ligação com os escudos dos clubes. O escudo do Flamengo é vermelho, preto e branco, ou seja, tem três cores, logo, por definição, é tricolor. Por que então o Flamengo não é considerado tricolor? Até alguns uniformes do clube tem três cores.
Primeiros campeonatos e clubes. O São Paulo Athletic Club foi a primeira equipe de futebol do Brasil, formada em 1894 por Charles Miller. Já o Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro time voltado para brasileiros, em 1898.
Para boa parte dos rubro-negros, o apelido era um insulto racista. Mas isso mudou no dia 1º de junho de 1969, quando quatro amigos, moradores do Leme, na Zona Sul do Rio, decidiram calar os torcedores rivais soltando, veja só, um urubu no gramado do Maracanã, em tarde de clássico contra o Botafogo.
Além dos eleitos, foram destacados como sócios-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, Eduardo Sardinha, Emido José Barbosa, José Félix Cunha Meneses, George Leuzinger, Augusto ...
Icônico Urubu ocupa o posto de mascote rubro-negro desde o fim da década de 1960. O mascote do Flamengo é mais um laço da união entre o clube e a nação. Aclamado pelos torcedores em pleno Maracanã, o Urubu é resultado de uma história de luta, mas não foi o primeiro personagem ligado ao Rubro-Negro; conheça a história.
O rubro, para frutas e legumes como morango, cereja e pimentão vermelho, é obtido devido a antocianina, sensível a mudança do pH, que quando ácido, mostra-se vermelho; e ao ácido elágico, que além de protege-los contra pragas, vírus e bactérias, é ainda responsável pela atração de insetos que irão polinizar as frutas.
O primeiro escudo do Flamengo foi desenhado para o remo, esporte responsável pelo nascimento do clube no final do século XIX. Quando o futebol começou a fazer parte dessa estrutura, desenvolveram um segundo escudo. Eles sofreram alterações no decorrer do tempo, mas não teriam evoluído de um escudo para o outro.
Nestor de Barros, um dos fundadores e o primeiro secretário da história do Flamengo, sugeriu então a mudança das cores para vermelho e preto, com a certeza de que a partir daquele momento as conquistas da medalha de ouro seriam frequentes, deixando para trás a fama de “Clube de Bronze”.
Hoje é de conhecimento geral que o mascote do time Rubro-Negro Carioca é o Urubu, porém nem sempre foi assim. O personagem foi criado na década de 1920 pelo cartunista americano Elzie Crisler Segar e em 1940 foi adotado como mascote do clube, nessa década ele passou a representar o time nas colunas esportivas cariocas.
A mascote oficial do Flamengo antigamente era o Marinheiro Popeye, devido a grande tradição do clube em esportes como o Remo. Porém, após provocações de rivais, chamando a torcida do Flamengo de urubus, a Nação resolveu levar ao Maracanã o Urubu que em duas oportunidades fez apresentações de tirar o fôlego.
Flamengo lidera ranking de receitas no futebol brasileiro (Arte: Lance!) A soma das receitas dos 20 clubes da Série A do Brasileirão atingiu R$ 8,8 bilhões em 2023, o maior valor já contabilizado na história e uma alta de 22% em relação ao ano anterior.
Qual foi o primeiro clube brasileiro a ser criado?
Século XIX. 1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio). 1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).
⚽🏀 O Flamengo venceu a Champions League Américas nesta terça (13) e agora tem duas taças do torneio mais importante do continente tanto no futebol quanto no Basquete!
História. Jogadores do Flamengo com a camisa estilo "Papagaio de Vintém", o primeiro uniforme de futebol do Flamengo. Na reunião de 1895 que estabeleceu o clube de remo do Flamengo, as cores oficiais do clube foram decididas como azul e ouro para simbolizar o céu do Rio de Janeiro e as riquezas do Brasil.
Em 3 de maio de 1912 acontece a primeira partida do Flamengo: uma grande vitória de 15 x 2 sobre o Mangueira, no campo da América. A escalação rubro-negra naquele jogo foi Baena, Píndaro e Nery; Coriol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.