Autoria e data Por seu cabeçalho ("Oração de Moisés, homem de Deus") este salmo é atribuído a Moisés, sendo escrito por volta do século XIII a.C., sendo então o primeiro Salmo a ser escrito cronologicamente.
O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança.
O Salmo 90 foi escrito por Moisés, o maior líder judeu, o homem que entregou os Dez Mandamentos ao povo e é o autor dos cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada, chamados de Pentateuco.
A necessidade de sabedoria e reverência: O salmo enfatiza a importância de reconhecer a brevidade da vida e buscar sabedoria divina para viver de forma significativa e justa. Ele convida à reflexão sobre a transitoriedade da vida e a necessidade de viver com reverência diante de Deus.
Salmo 90 Estudo: ALEGRIA PELO SOFRIMENTO (Bíblia Explicada)
Qual é a oração do Salmo 90?
Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.
Moisés escreveu este Salmo durante o período do Êxodo, quando os israelitas estavam em uma jornada de 40 anos pelo deserto, fugindo da escravidão no Egito para a Terra Prometida, Canaã.
Senhor, tu sempre tens sido o nosso refúgio. Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó.
O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).
Salmo 90:10: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta”. Eu e você temos pelo menos uma coisa em comum: Deus nos deu exatamente o mesmo espaço de tempo cada dia. Cada um de nós recebe 24 horas por dia para viver. Isto é igual para todos.
O Salmista afirma que Deus existiu antes da criação do mundo e que continuará a existir depois dele. Ele é o Deus eterno, sem início ou fim. E este versículo destaca a grandeza e a majestade de Deus, bem como a Sua sobreposição em relação à criação.
Um coração sábio é aquele que sabe apreciar o tempo, vencer as tribulações, entender o que deve ser lançado fora e o que deve ser guardado. Um coração sábio é aquele que educa os próximos passos. Orienta-nos sobre a saúde física, emocional, espiritual.
Dias são desperdiçados porque não os contamos como preciosas pérolas que podem ser trocadas por sabedoria do alto. O Salmo 90.12 aponta na direção de verdadeiro sucesso. Pedir a instrução do Criador infinito em poder e sabedoria é o único meio de chegarmos ao fim da vida felizes e bem-sucedidos aos olhos de Deus.
Salmo de Davi. 1 Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
O que está escrito em salmos capítulo 90 versículo 1 e 2?
1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. 2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade em eternidade, tu és Deus.
Onde está escrito na Bíblia que nossos dias estão contados?
Há uma passagem bíblica que nos ensina a fazer um pedido a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90.12). Dias “não contados” seriam dias não aproveitados, mas, um novo “ser” pode nascer a cada instante, se você permitir e desejar.
Foi nesse contexto que Moisés compôs o Salmo 90. Quando o povo andava no deserto, sem lugar próprio, Moisés olhou para cima e disse: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:1-2).
O Salmo 90 é repleto de promessas de segurança e libertações para aqueles que confiam em Deus. Ele assegura que Deus enviará seus santos anjos para guardar os fiéis em todos os seus caminhos e que estará com eles em tempos de dificuldade, prometendo resgate e refúgio para aqueles que são fiéis.
Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.