Depois da cirurgia podem ocorrer rigidez muscular e dificuldade para mastigar e abrir a boca (trismo). São reações normais que tendem a melhorar de 5 a 10 dias; O objetivo é propiciar a cicatrização do tecido da gengiva.
A cirurgia para a colocação de implantes dentários não causa qualquer tipo de dor ao paciente. Ela é feita sob anestésicos, ou seja: o paciente estará completamente insensível aos estímulos dos procedimentos feitos pelo profissional. O que pode acontecer é a sensação de desconforto após o efeito da anestesia passar.
A sua durabilidade pode variar bastante, cerca de 15 anos. São diversos fatores que influenciam na duração do implante dentário. Um dente de porcelana , por exemplo, pode durar muito tempo. Já os de resina têm uma durabilidade menor, geralmente cerca de 8 anos, enquanto as de cerâmica podem chegar a 15 anos.
Infecções: Podem ocorrer no local do implante, especialmente se não forem seguidas as instruções de cuidados pós-operatórios. Danos aos Nervos: Em casos raros, o implante pode causar danos aos nervos, resultando em dor, formigamento ou dormência nos dentes, gengivas, lábios ou queixo.
Uma das principais dificuldades de se realizar o implante dentário é devido à doença periodontal, uma inflamação na gengiva que, em casos mais graves, pode ocasionar a queda dos dentes em função da perda óssea causada pela inflamação.
Porém, depois que a pessoa faz o tratamento com implantes dentários, ela costuma ficar com a dúvida se isso vai continuar acontecendo ou se ela pode voltar a comer normalmente todo tipo de alimento sem nenhuma restrição. Por isso a pergunta: Quem tem implante dentário pode comer de tudo? A resposta é: sim!
Pode apresentar alguns efeitos adversos, como: sangramento por mais de cinco dias, amenorreia, acne, dor nas mamas, cefaleia, aumento de peso, dor abdominal, diminuição da libido, tonturas, dor no local do implante, náuseas e alterações no humor.
Além do sangramento irregular nos primeiros três meses de uso, o implante contraceptivo apresenta poucos efeitos colaterais. Algumas pacientes podem relatar maior oleosidade de pele, retenção de líquido e surgimento de acne, porém todos esses efeitos tendem a ser transitórios.
O inchaço facial é uma resposta comum após um implante dentário e faz parte do processo de recuperação. Geralmente, o inchaço diminui gradualmente ao longo do tempo, mas pode levar algumas semanas para desaparecer completamente.
Além da aparência, o implante dentário traz a sensação de ter um dente natural ao paciente. Ele também oferece mais facilidade ao comer e falar, uma vez que o pino fixado diretamente no maxilar mantém o implante no local.
Quais os efeitos colaterais de um implante dentário?
Podem ocorrer inflamações em um implante dentário, que se manifestam como dor, inchaço, dor ao mastigar, sangramento, e até a formação de pus no implante. Observe que em qualquer área da medicina em que se utilize uma peça artificial dentro do corpo humano pode haver uma reação adversa de rejeição.
Os dentistas não costumam estipular um tempo máximo que o paciente pode ficar sem um dente. Entretanto, o recomendável é que a pessoa procure um profissional o quanto antes, para evitar problemas mais sérios decorrentes dessa ausência.
O risco é o mesmo de uma extração dentária, são riscos pequenos , porém todo procedimento cirúrgico tem, para isso sempre fazemos uma anamnese antes , solicitação de alguns exames se necessário for, em relação a sedação também não é problema., Qualquer dúvida entre em contato conosco para que possamos explicar ...
Algumas alternativas podem incluir próteses parciais removíveis, prótese parcial fixa, prótese adesiva e até mesmo próteses totais dependendo da situação específica. É importante discutir todas as opções disponíveis com um profissional de saúde qualificado para determinar a melhor abordagem para o seu caso.
O implante, propriamente dito, e a prótese, que é inserida no implante possuem diferentes níveis de durabilidade. Por exemplo, a durabilidade de uma peça de titânio que constitui o implantetem possibilidade de durar mais de 20 anos, na maioria dos casos. Porém, há relatos de implantes que já ultrapassaram os 30 anos.
A diferença entre prótese e implante está no fato de que o primeiro substitui a parte visível do dente — a coroa, no caso. Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz. No geral, prótese e implante cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo que levou à extração do dente.
Em geral, os implantes podem ser de duas a três vezes mais caros que as próteses, porque saem na frente quanto ao quesito durabilidade. Com higiene bucal adequada, podem durar mais de 20 anos! A prótese fixa, por sua vez, dura em média cinco anos.
O implante dentário varia muito de preço dependendo da marca utilizada e do profissional, o valor médio de mercado é de 2.500 a 4.500 reais. Trabalhamos com implantes importados e nacionais. Cada caso tem sua indicação específica.
Quantas horas leva uma cirurgia de implante dentário?
Em média, essa intervenção dura cerca de 1 hora para instalação de um implante. Já para casos de pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada, a cirurgia para instalação de 4 a 6 implantes pode levar até 6 horas para ser concluída.
Qual é o tempo de garantia de um implante dentário?
A empresa apenas fornece os componentes para a reabilitação, e os itens têm garantia de 5 anos. A garantia da prótese é um acordo entre dentista e paciente. Os dentes podem fraturar, em especial os artificiais, mas as peças são passíveis de conserto em laboratório.