Quem faz o juízo de admissibilidade do ReSE?

O juiz perante o qual é interposto o recurso deve realizar um juízo de sua admissibilidade, verificando se estão presentes, no caso, os pressupostos objetivos e subjetivos da impugnação, isto é, se há previsão legal e adequabilidade, se há tempestividade e se há legitimidade e interesse para recorrer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso em sentido estrito?

Competente para julgar o recurso em sentido estrito é o Tribunal competente para julgar a apelação, que pode ser o Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal e Tribunal Regional Eleitoral, conforme o caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em josenabucofilho.com.br

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário?

O tribunal de origem verifica a presença dos requisitos de admissibilidade do recurso extraordinário e profere juízo de admissibilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem faz a admissibilidade recursal?

Quanto à apelação, a análise da admissibilidade é feita apenas pelo tribunal (NCPC, art. 1.010, § 3º). Quanto ao recurso especial e extraordinário, a análise é feita tanto pelo juízo que proferiu a decisão (a quo, de origem) como pelo juízo de destino (ad quem, a quem recorre o recorrente).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem é responsável pelo juízo de admissibilidade?

O Juízo de Admissibilidade é realizado pelo tribunal competente, que pode ser um juiz singular, uma turma ou câmara julgadora, ou um órgão colegiado, dependendo da instância e do tipo de recurso ou demanda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

PROCESSO CIVIL: O que quer dizer JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL?

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso de apelação?

O juízo de admissibilidade do recurso de apelação compete unicamente ao tribunal, cabendo ao magistrado de primeiro grau apenas determinar a intimação da parte apelada para contrarrazões e, em seguida, remeter os autos ao órgão 'ad quem', sem proceder a prévio juízo de admissibilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpc2015.com.br

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso?

Os pressupostos de admissibilidade são requisitos que devem ser atendidos para que um recurso seja considerado válido e possa ser analisado pelo tribunal competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

O que é o juízo de admissibilidade do recurso?

Juízo de admissbilidade: requisitos para o exercício da ação e do processo. O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

De quem é a competência para o juízo de admissibilidade do recurso ordinário?

No entanto, nesse caso, não há juízo de admissibilidade ad quo. Ou seja, quem faz o juízo de admissibilidade do recurso ordinário constitucional é o tribunal superior que o recebeu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando o recurso extraordinário não é admitido?

Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como acontece o juízo de admissibilidade do REsp e ré?

O juízo de admissibilidade do REsp e RE acontece pela presidência do tribunal onde a decisão foi originalmente tomada. Assim, um juiz do próprio TRF ou TJ fica responsável em verificar se o Recurso Especial (RE) pode ser interposto para o Tribunal Superior competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em galvaoesilva.com

O que diz a súmula 279 do STF?

Súmula 279: Para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário. É dizer: não se revela cognoscível, em sede de recurso extraordinário, a insurgência que tem como escopo a incursão no contexto fático-probatório presente nos autos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz o tema 181 do STF?

Tema nº 181 do STF

Tema 181: Pressupostos de admissibilidade de recursos da competência de outros Tribunais. Descrição: Recurso extraordinário em que se discutem, à luz do art. 5º, incisos II, XXXV, LIV e LV, da Constituição Federal, os pressupostos de admissibilidade de recursos da competência de outros Tribunais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Onde protocolo o rese?

O RESE poderá ser interposto dentro dos próprios autos da Ação Penal ou por instrumento, em apartado. No prazo de 5 (cinco) dias (art. 586 do CPP), as partes intimadas poderão apresentar o termo de interposição do recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sti.tjms.jus.br

Quem julga o Rese?

Em via de regra, o Recurso em Sentido Estrito (RESE) é endereçado ao Tribunal competente (à época de edição do Código de Processo Penal – CPP/41 – era o Tribunal de Apelação; atualmente, são os Tribunais de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e os Tribunais Regionais Eleitorais).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual recurso contra rese?

O recurso em sentido estrito é a medida judicial adequada para a impugnação de decisões interlocutórias desprovidas de caráter definitivo ou terminativa, uma vez que estas desafiam recurso de apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem julga admissibilidade de recurso extraordinário?

Em caso de sua admissibilidade, os autos serão remetidos ao Superior Tribunal de Justiça. Na hipótese contrária, caberá à parte recorrente a interposição de agravo de instrumento dirigido ao STJ (art. 544, CPC).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjrj.jus.br

Quem analisa a admissibilidade do recurso ordinário?

O Projeto de Lei 1924/22 altera regras do sistema recursal da Justiça do Trabalho para estabelecer que a admissibilidade do recurso ordinário, atualmente a cargo dos juízes de primeira instância, passará a ser realizada pelo próprio tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual órgão é competente para fazer o juízo de admissibilidade no recurso de apelação?

De acordo com a nova sistemática processual (art. 1.010 , § 3º do CPC ), o juízo de admissibilidade da apelação será feito exclusivamente pelo Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

De quem é a competência para realizar o juízo de admissibilidade recursal?

No caso da apelação, a sua admissibilidade será feita diretamente pelo Tribunal competente ( CPC, art. 1.010, § 3º); o mesmo se diga em relação ao agravo de instrumento ( CPC, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz o exame dos requisitos de admissibilidade do recurso?

Segundo assinalamos, a exemplo das condições da ação e dos pressupostos processuais, os requisitos de admissibilidade dos recursos, tanto extrínsecos quanto intrínsecos, podem e devem ser apreciados de ofício pelo juiz (arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os requisitos de admissibilidade recursal?

Requisitos de admissibilidade no recurso
  • Cabimento (via adequada);
  • Legitimidade para recorrer;
  • Interesse recursal;
  • Inexistência de fato impeditivo ou extintivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que quer dizer admissibilidade do recurso?

A admissibilidade é a condição mínima de aceitar o início de discussão de um tema. Este parâmetro serve para realizar uma espécie de seleção de demandas propostas, com o objetivo de que apenas as que preencham os requisitos básicos sejam admitidas e passem para a fase de análise do seu mérito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saopaulo.sp.leg.br

Quem faz o juízo de admissibilidade no STJ?

Na situação tratada acima, exame dos pressupostos gerais e específicos dos recursos excepcionais, a divisão de competência será mais facilmente compreendida. O juízo de admissibilidade deve ser realizado pela presidência do tribunal local com base no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso trabalhista?

Os recursos trabalhistas são submetidos, em regra, a dois juízos de admissibilidade subsequentes: 1º juízo de admissibilidade: realizado pelo Magistrado a quo, ou seja pela autoridade que proferiu a decisão recorrida. 2º Juízo de Admissibilidade: realizado pelo órgão ad quem), aquele que julgará o recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br