Quem faz o LTCAT?

Quem elabora o laudo LTCAT? Por ser um documento técnico, o LTCAT deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Esses especialistas em SST acumulam os saberes necessários para identificar, analisar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e quais os colaboradores expostos.
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Quem tem que fazer o LTCAT?

Logo, toda empresa que é obrigada a preencher o PPP, consequentemente, precisa preencher o LTCAT. Sendo assim, empresas que se isentam de elaborar o laudo estão sujeitas a uma multa que pode pesar no orçamento da organização, pois ela varia de R$991,03 a R$99.102,12.
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O que é preciso para elaborar o LTCAT?

Como fazer um LTCAT?
  1. Se o documento é individual ou coletivo.
  2. Identificação da empresa.
  3. Identificação do setor e da função.
  4. Descrição da atividade.
  5. Identificação do agente prejudicial à saúde, arrolado na legislação previdenciária.
  6. Localização das possíveis fontes geradoras.
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Quem é obrigado a emitir o LTCAT?

Sim, toda empresa está obrigada a emitir PPP e LTCAT. Muitos empresários e trabalhadores não sabem que essa é uma obrigação da empresa e deixam para buscar ou elaborar esses documentos apenas na hora de solicitar a aposentadoria.
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Quanto custa fazer um LTCAT?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO (LTCAT)

Quando o LTCAT é exigido?

O LTCAT é obrigatório para todas as empresas e empregadores que possuam funcionários contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que exerçam atividades com potencial de exposição a agentes nocivos à saúde.
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Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Quem é responsável por elaborar o LTCAT?

Quem elabora o laudo LTCAT? Por ser um documento técnico, o LTCAT deve ser elaborado por um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Esses especialistas em SST acumulam os saberes necessários para identificar, analisar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho e quais os colaboradores expostos.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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Qual a multa por não ter LTCAT?

De acordo com a Portaria, as empresas que não seguirem as regras do Regulamento da Previdência eSocial (RPS) podem receber multas entre R$ 3.215,07 e R$ 321.505,87. A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53.
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Quem fiscaliza o LTCAT?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Qual é a validade do LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Onde conseguir o laudo LTCAT?

Solicitar Laudo técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT - FCEE
  • Login GOV.BR.
  • Possuir cadastro na plataforma GOV.BR - Saiba mais informações aqui.
  • Demais Requisitos.
  • Servidor ou Ex-servidor da FCEE.
  • Cópia do CPF e RG (frente e verso) atualizado (máximo de 10 anos)
  • Fotos dos ambientes de trabalho.
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Quando o LTCAT deve ser revisado?

Quando atualizar o LTCAT? De acordo com o Regulamento da Previdência Social (RPS), o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorrer uma mudança nas condições ambientais de trabalho que possa afetar a saúde e a integridade física do trabalhador.
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Qual a diferença entre PGR e LTCAT?

PGR: Abrange uma gama mais ampla de riscos, incluindo mecânicos e ergonômicos, além dos químicos, físicos e biológicos. LTCAT: Concentra-se especificamente nos riscos previdenciários (químicos, físicos e biológicos). Função: PGR: Serve como um guia ativo para a implementação e monitoramento de medidas de segurança.
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Quanto cobrar por um PPP?

A Normativa Saúde cobra o valor de R$ 35,00 para emissão do PPP.
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Quem pode ter acesso ao LTCAT?

O LTCAT só pode ser assinado por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho. Essa é uma exigência do governo federal, por meio da Instrução Normativa nº 128/2022.
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O que é PPP no RH?

O que significa PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)? O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é um documento histórico-laboral do trabalhador. Ele contém informações da empresa, do profissional, mas principalmente acerca das condições de trabalho, incluindo resultados de monitoração biológica.
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Quanto custa o LTCAT?

Para o preço de R$ 750,00 o documento esta limitado até 10 empregados.
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Precisa de ART para LTCAT?

A elaboração do LTCAT deve ser feita por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme estabelece o art. 58 da Lei 8213/91. Os profissionais devem estar devidamente registrados no MTE e cabe a eles a realização do levantamento dos riscos ambientais do local, bem como define o art.
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O que precisa constar no LTCAT?

Conclusão do LTCAT, que geralmente envolve a avaliação das condições do ambiente de trabalho; Assinatura e identificação do médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho responsável pela elaboração do laudo; Data da realização da avaliação ambiental.
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Quais empresas estão desobrigadas do LTCAT?

Empresas que não possuem exposição a riscos físicos, químicos ou biológicos listados no Anexo IV do Decreto 3048/99 não precisam elaborar o LTCAT. Nesses casos, o PPP/eSocial pode ser embasado em fontes alternativas, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou a Declaração de Inexistência de Riscos (DIR).
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O que fazer quando a empresa se nega a entregar o LTCAT?

Nesses casos basta apresentar a intimação para que a empresa possa fornecer o documento. Caso a empresa não cumpra com essa obrigação, você poderá entrar com um processo contra a empresa para que o juiz os ordene a entregar o documento.
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Qual a Lei do LTCAT?

O que é LTCAT? O LTCAT está previsto na legislação brasileira a partir da MP nº 1.523, de 1996, que se converteu na Lei nº 9.528, de 1997, que modificou o § 1º do art.
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