Travessuras ou Gostosuras, Doçuras ou Travessuras, Doces ou Travessuras (trick-or-treat, em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta ...
O que significa doces ou travessuras no mundo espiritual?
GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS: a popular brincadeira infantil de pedir doces pelas casas teve origem no hábito dos antigos festivais de crianças que passavam pelas casas cantando rimas ou orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos como símbolo de que alguma alma havia sido liberada do purgatório.
Segundo a crença popular, quando o espírito de Jack O'Lantern aparecia, era melhor fazer um trato com ele. Afinal, se não o fizessem, tanto a casa como os seus habitantes seriam enfeitiçados. Essa lenda foi considerada por muitos como uma versão doce e alternativa à perseguição dos celtas pelos cristãos.
Os rituais para afastar espíritos se transformaram em brincadeiras típicas, a tradição de pedir um pedaço de “bolo de alma” foi substituída pelos doces que as crianças arrecadam na vizinhança e o dia 31 de outubro passou a ser a data onde as pessoas podem se divertir com mundo sombrio.
Algumas pessoas passaram a oferecer mesmo doces como forma de proteger suas casas de brincalhões. Algumas pessoas ficavam bravas, reagiam e tinha gente que saía machucada. Foi por causa disso que as antigas travessuras de Halloween praticamente desapareceram.
É perfeitamente normal que por volta dos oito ou nove anos de idade, quando a criança já está mais amadurecida, que ela queira fazer brincadeiras com outras pessoas, a fim de curtir com as mesmas ou para fazer gracinhas.
A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
O famoso “doces e travessuras” também teve origem no Halloween moderno. “Inspirados em uma brincadeira medieval que usavam repolhos para pregar peças, tornou-se um hábito nos Estados Unidos em meados de 1920”. Já a tradição mais popular, que é a de usar fantasias e pregar sustos, não tem relação nenhuma com doces.
Usava-se como mote que doces ou travessuras era uma maneira barata de as comunidades celebrarem o Dia das Bruxas. Também defendiam que fornecer doces poderia impedir atos de vandalismo.