Basicamente, o vitrinista é o profissional responsável pela montagem e decoração de vitrines. Além disso, sua missão é criar ambientes com forte apelo visual, capazes de gerar desejo no consumidor e aumentar as vendas da loja. Não se trata apenas de decorar uma vitrine para que ela fique bonita.
Dentro do conceito de marketing do varejo, o vitrinista é o profissional que se dedica a obter os melhores resultados na exibição dos produtos por meio da montagem de vitrines.
Enquanto o vitrinista cuida da ambientação da vitrine, o visual merchandiser atua mais na parte interna da loja, criando a identidade e a personalidade da marca por meio do design e da disposição dos produtos.
O design de vitrines desempenha um papel fundamental na apresentação visual de produtos e serviços, atraindo a atenção dos consumidores e influenciando suas decisões de compra.
Criando VITRINES IMPECÁVEIS - 5 estratégias de visual merchandising
Qual é o salário de um vitrinista?
No cargo de Vitrinista se inicia ganhando R$ 1.293,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.577,00. A média salarial para Vitrinista no Brasil é de R$ 1.740,00. A formação mais comum é de Graduação em Moda.
Você deve ter concluído o ensino fundamental 2 e ser maior de 16 anos. Este curso é para pessoas interessadas em atuar no segmento do varejo como vitrinista, criando projetos e fazendo a montagem de vitrines e exposições promocionais no ponto de venda (PDV).
Ela consiste em posicionar três elementos de forma equilibrada. Os itens devem estar no campo de visão de quem passa por sua loja. Logo, é importante que tenha em foco um item no alto, um no meio e outro na parte de baixo da vitrine. Além disso, lembre-se não colocar muitos itens – afinal, menos é mais.
O primeiro passo para projetar uma vitrine perfeita é tê-la mapeada. Tenha informações precisas sobre a área visual, avanços, posição dos feixes de luz, degraus, pontos de energia, entre outros. As obstruções como lustres e tamanho da área de acesso também devem constar no seu projeto.
A função mais óbvia da vitrine é estabelecer contato entre a loja e o cliente, pois é preciso que o consumidor se identifique com a mensagem passada. Para a empresa, a vitrine é o meio de criar sua imagem e fortalecer sua identidade.
Uma vitrine, vitrina ou montra (do francês vitrine e montre) é um espaço envidraçado dentro de uma loja, onde são dispostos produtos para venda de tal forma que possam ser vistos da rua pelos transeuntes.
Como se chama o profissional de visual merchandising?
O vitrinista e o profissional de visual merchandising, que também pode ser chamado de VM, realizam funções bem parecidas porém em diferentes setores da loja.
Visual Merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações. Para isso, as lojas constroem uma apresentação de destaque que começa na arquitetura, mas também passa pela disposição e destaque dos produtos.
O vitrinista/ decorador de loja é um profissional qualificado que deve ter sobretudo competências artísticas. Ao contrário de um decorador de interiores (função que um vitrinista também pode desempenhar), o profissional de vitrinismo deve trabalhar para expor o produto de forma atractiva.
A venda desses produtos não é ilegal, pois são produtos novos que foram utilizados apenas para melhor visualização dos consumidores. Entretanto, deve ser avisado pelo lojista que trata-se de produto de mostruário, quais são os seus defeitos e se falta ou não algum componente.
Uma das maneiras mais eficientes de trazer clientes para dentro do seu ponto de venda é chamar a atenção das pessoas que passam diariamente na frente da loja. A vitrine, neste caso, torna-se a ferramenta ideal para se comunicar com os consumidores que estão passeando pela rua ou pelo corredor do shopping.
O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
O vitrinismo é um conjunto de técnicas utilizadas para compor uma vitrine atraente para o cliente. Todos os elementos da vitrine não estão ou não devem estar naquele ambiente por acaso, cada detalhe deve pensado para atrair a atenção do cliente e fazer com que ele tenha vontade de entrar na loja.
Quanto tempo dura o curso de visual merchandising?
Este curso tem duração de mais de 27 horas de conteúdo, sendo que cada novo módulo é disponibilizado semanalmente (sem dias fixos de publicação). Caso você realize um módulo por semana, a duração prevista é de 7 meses.
Os produtos expostos nas vitrines devem ter os preços afixados de forma precisa e legível, contendo o preço total à vista, número de parcelas na compra a prazo, periodicidade das parcelas, valor total gasto na compra parcelada e a taxa de juros aplicada.
O método mais comum para proteger as vitrines da incidência solar excessiva é utilizar películas de proteção solar em todas as superfícies de vidro. As películas permitem que a luz natural passe pelo vidro, mas bloqueia a passagem de raios ultravioletas em até 89%, bloqueando 99% dos raios ultravioletas.
Este curso é para quem atua ou deseja atuar com comércio e vendas no varejo ou atacado, além de pessoas que querem aprender a montar vitrines para diferentes ambientes.