Quem fiscaliza o SAC?

O que é: A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
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Quem regula o SAC?

A Lei do SAC se aplica exclusivamente às empresas cujos serviços são regulados pelo Poder Executivo Federal.
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Como denunciar SAC?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
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O que fazer quando a Ouvidoria não resolve?

Caso a reclamação não seja resolvida nesta plataforma, o consumidor poderá recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento presencial do Procon, ou ainda à Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
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Qual a Lei que regulamentou o SAC no Brasil?

No Brasil, o SAC foi regulamentado em 2008 pelo Decreto nº 6.523, que fixou normas gerais para o serviço. Mas as relações de consumo mudaram bastante nos últimos anos, sendo impactadas pelo avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais.
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Conheça o que faz o SAC

Quais decretos e portarias que regulamentam o SAC?

O SAC de serviços regulados é regulamentado pelo Decreto nº 6523 de 31 de julho de 2008 e Portaria 2014 de 13 de outubro de 2008 do Ministério da Justiça.
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Quais as regras constantes no Regulamento do SAC?

Entenda as novas regras do SAC que já estão em vigor
  • Pluralidade de canais. ...
  • Informação sobre o tempo de espera. ...
  • Vedação de publicidade sem consentimento do consumidor. ...
  • Limite de transferência da chamada. ...
  • Retorno das chamadas. ...
  • Cancelamento e suspensão de serviços.
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Qual é o prazo máximo de solução pela Ouvidoria?

As unidades de ouvidoria poderão solicitar informações às áreas responsáveis pela tomada de providências, as quais deverão responder no prazo de vinte dias contados do recebimento do pedido no setor competente, prorrogáveis de forma justificada uma única vez por igual período, nos termos do parágrafo único do art.
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Quem responde pela Ouvidoria?

A Ouvidoria é um interlocutor entre o cidadão e a administração pública – o conjunto dos órgãos, entidades e agentes públicos dos diversos setores de atuação do Estado em nível federal, estadual e municipal.
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Quanto tempo a Ouvidoria tem para resolver?

O prazo legal é de 30 dias a contar do recebimento da manifestação. “O tempo de resposta é um dos indicadores que medimos para avaliar o desempenho da ouvidoria.
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Qual a diferença entre o SAC e a Ouvidoria?

A diferença entre SAC e ouvidoria está no fato de que o SAC atende chamados dos clientes, principalmente, em relação a solicitações, dúvidas e reclamações. Já a ouvidoria é considerada a última instância de atendimento, é um canal aberto para receber e solucionar conflitos entre os interesses da empresa e do cliente.
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Quanto tempo o SAC tem para resolver um problema?

O decreto do SAC também estabelece prazo de resposta ao consumidor. A partir de agora as respostas às solicitações devem ser respondidas em no máximo sete dias corridos. Além disso, tem efeito imediato nos casos de pedidos de cancelamento, independentemente de estar o consumidor inadimplente junto ao fornecedor.
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O que pode ser denunciado no 156?

Serviços, limpezas e vistorias. Em caso de problemas com o abastecimento de água, com o serviço de esgoto ou falta de energia elétrica, você também pode contatar a ouvidoria.
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Qual o cargo de quem trabalha no SAC?

O Operador de SAC é o profissional responsável por prestar atendimento a usuários de empresas ou instituições via telefone. Um Operador de SAC irá realizar atendimento em SAC, responder e-mails, orientar e esclarecer possíveis dúvidas dos clientes.
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Qual é a finalidade do SAC?

O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, tem, como objetivo, esclarecer dúvidas, acolher sugestões, fornecer informações, receber reclamações e resolver problemas relacionados à empresa ou seus produtos e serviços.
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É obrigatório empresa ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7.
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Como reclamar de uma Ouvidoria?

Para registro no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-OUV, basta acessar o link: https://sistema.ouvidorias.gov.br e fazer sua manifestação. Para o registro de uma denúncia deve-se ter o máximo de informações possíveis que possibilitem a apuração dos fatos.
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O que acontece quando se envia uma denúncia para Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações e encaminha aos órgãos competentes da SEDUC e as monitora até uma resposta final que poderá ser disponibilizada observado o prazo de trinta (30) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período, conforme art. 16 da Lei n.
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Como abrir reclamação na corregedoria?

A Corregedoria-Geral recebe denúncias, reclamações, críticas ou elogios sobre a atuação funcional de promotores e procuradores. O registro deve ser feito pelo Atendimento ao Cidadão e à Cidadã; clique no link para acessar o sistema e fazer seu registro.
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Qual o poder de uma Ouvidoria?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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É Lei ter Ouvidoria?

A principal lei federal que trata do serviço de ouvidoria é a Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos.
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Quantos dias o consumidor receberá uma resposta da Ouvidoria?

As reclamações dirigidas às Ouvidorias têm o prazo máximo de resposta determinado pela legislação do órgão que a fiscaliza. Geralmente o prazo de resposta é de 15 (quinze) dias. Sem dúvida uma boa dica para resolver problemas!
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Quais são os erros mais comuns do SAC?

Os 10 principais erros no atendimento ao cliente
  1. Canais de comunicação limitados. ...
  2. Falta de atenção para com o cliente. ...
  3. Equipe despreparada. ...
  4. Negligenciar o pós-venda. ...
  5. Ausência de métricas de desempenho. ...
  6. Burocratização do atendimento. ...
  7. Falta de clareza. ...
  8. Arrogância.
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Qual a nova Lei do SAC?

De acordo com o artigo 12 do Decreto 11.034/2022 da nova lei do SAC “É direito do consumidor acompanhar, nos diversos canais de atendimento integrados, todas as suas demandas, por meio de registro numérico ou outro tipo de procedimento eletrônico”.
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Quantos dias o SAC tem para resolver o problema?

Resposta e Resolução:

As empresas devem dar uma resposta efetiva às demandas dos consumidores no prazo máximo de 5 dias úteis, assegurando que as questões sejam resolvidas de maneira satisfatória.
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