A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Dia 13 de agosto de 1910: há cem anos morreu umas das mulheres mais brilhantes do mundo: Florence Nightingale, a dama da lâmpada, mãe da Enfermagem! Veja um breve resumo da história de Florence: Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses.
Por que a lâmpada se tornou símbolo da Enfermagem?
A lâmpada a óleo, além de ser uma referência a Florence Nightingale, simboliza a luz que a Enfermagem traz à escuridão da doença e do sofrimento. Tal desenho representa o cuidado e a atenção que os profissionais da área dedicam aos seus pacientes.
Vocês já ouviram falar da famosa "Maldição da Florence"? Reza a lenda que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas os profissionais da enfermagem que se formam sem ter um namorado(a) ficam solteiros para o resto da vida...
Florence Nightingale morreu em 13 de agosto de 1910, em Londres, aos 90 anos. Ela passou seus últimos anos em repouso absoluto, em sua casa, por causa de complicações tardias da febre tifoide.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
O que significa a passagem da lâmpada na enfermagem?
A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.
Porque o símbolo da enfermagem é uma lâmpada e uma cobra?
Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.
Curioso notar que, a característica da cobra de trocar sua pele durante a vida simboliza a renovação e ressureição. No símbolo da enfermagem, por sua vez, a cobra também está presente.
Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Ana Néri chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira, por todos os hospitais onde passou. Em Assunção, Capital do Paraguai, durante o cerco das tropas brasileiras montou uma enfermaria modelo.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Ana Néri (1814-1880) nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814.
Qual foi a primeira escola de Enfermagem do mundo?
Escola de Enfermeiras, criada no Hospital São Thomas de Londres, em 1860, por Florence Nightingale. Demarca a implantação do Sistema Nightingaleano de ensino e o início da Enfermagem Moderna.
O símbolo da enfermagem é a conhecida "lâmpada de Ícaro" ou "lâmpada de Florence Nightingale". Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica pioneira na enfermagem moderna e é considerada a fundadora da enfermagem profissional. O símbolo da lâmpada representa a luz que ela trouxe à profissão e à assistência médica.
Como enfermeira, ela responde, poeticamente, retratando a enfermagem, associada à metáfora dos girassóis; estes, pela visão poética, podem iluminar os caminhos do cuidar e de quem realiza o cuidado.
A cor verde, representada na cobra, representam a cura, a saúde e a tranquilidade, que os profissionais de enfermagem desejam passar ao paciente no dia a dia da profissão. É importante destacar que, tanto para o auxiliar quanto para o técnico em enfermagem, existem símbolos um pouco diferentes em seu brasão.
No ano de 1854, ela recebeu a oportunidade de servir durante a Guerra da Crimeia, onde atuava cuidando de soldados feridos. Em seus atendimentos, Florence carregava consigo uma lâmpada, por isso é chamada de A Dama da Lâmpada [1-3].
Logo, o que Florence acreditava era que tudo que está à volta do sujeito influencia e determina as condições de saúde e recuperação dele, sendo isto de forma a beneficiar essas condições ou prejudicá-las.
Abster-me-ei de tudo quanto for prejudicial ou impróprio e não administrarei, nem to- marei por minha iniciativa medicamentos nocivos. Procurarei ser um dos colaboradores da equi- pe de saúde, dedicando-me com paciência e lealdade ao bem estar de todos os pacientes confiados aos meus cuidados.
A lenda reza que a precursora da Enfermagem no mundo morreu solteira (largando seu noivo) para cuidar dos soldados na guerra da Criméia. Por isso todas as profissionais de enfermagem que se formam sem ter um namorado ficam solteironas pro resto da vida...
A escolha dos símbolos da enfermagem remonta ao século XIX, o símbolo da lamparina à óleo por exemplo, foi uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.
Na época havia muita rigidez, e a mulher tinha participação apenas em eventos sociais como festas, jantares além de ser padronizado o casamento: ter filhos era o esperado pelas famílias. Sua formação era diversificada. Ela falava inglês, francês, alemão, aprendendo com o pai latim, grego, matemática e estatística.