Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer, porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
"Que o amor que os une seja indestrutível como o Deus de Abraão", desejou Jetro na cerimônia que celebrou o amor de Moisés e Zípora. De longe, Betânia vê tudo, chora e não esconde a inveja da irmã.
A HISTÓRIA DE ZÍPORA NA BÍBLIA: QUEM FOI A ESPOSA DE MOISÉS?
Onde Moisés casou?
Aos quarenta anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela raiva, foi obrigado a partir para um autoexílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixou-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá, casou-se com Zípora e com ela teve dois filhos, Gérson e Eliézer.
no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Enquanto o casamento é digno de honra entre todos (cf. Hb 13.4), Deus odeia o divórcio (cf. Ml 2.16). Jesus, como supremo intérprete da Sagrada Escritura, diz que Moisés não mandou divorciar por qualquer motivo, ele permitiu por um único motivo: a dureza de coração (10.4,5; Mt 19.8).
Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
O SENHOR Deus respondeu a Moisés: — Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles.
Preocupada com Moisés, Zípora decide obedecer a ordem de Deus e realizar a circuncisão do filho. Após o procedimento, Moisés se recupera e a família comemora.
O que aconteceu com a mulher e os filhos de Moisés?
Sabe-se que o casal tem dois filhos (Ex 18,2), pois já foi narrado que Moisés, no momento da partida, “tomou sua mulher e seus filhos” (plural!), “os fez montar no jumento e voltou ao Egito” (Ex 4,20). Nesse sentido, o ouvinte-leitor se pergunta agora a respeito da identidade do filho atingido pela ação de sua mãe.
Em resumo, o texto bíblico identifica claramente Zípora como uma esposa de Moisés e também menciona uma mulher cuxita, levando à conclusão de que Moisés teve pelo menos duas esposas. Zípora, a midianita, é bem documentada na narrativa, enquanto a identidade da mulher cuxita permanece mais ambígua.
Zípora, segurando o véu que usou no seu casamento, relembra a união com Moisés. Os dois se declaram e acabam adormecendo. Ao acordar, Moisés percebe que Zípora está morta. Ele chora com ela em seus braços.
– 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida. Moisés morreu aos 120 anos de idade e, embora tivesse se arrependido, não pôde entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá (ver Deuteronômio 32:51; cf. 34:1-4).