Abraão, conhecido pelo nome árabe de Ibrahim no Islam, é uma figura parte das tradições islâmicas, venerado como um dos maiores profetas e mensageiros de Deus Allah. Ele é frequentemente referido como "Khalilullah" (Amigo de Allah), destacando seu status especial e proximidade com Deus.
A mulher de Abraão, Sara, era estéril. Assim, ele teve um filho com sua escrava Hagar, denominado Ismael _considerado por muitos o antepassado dos árabes. Abraão circuncidou a si e a Ismael. Por isso, homens judeus e muçulmanos até hoje se circuncidam.
Um dos profetas que recebe mais atenção no Alcorão é o profeta Abraão. O Alcorão fala dele e de sua inabalável crença em Deus, que primeiro o levou a rejeitar seu povo e sua idolatria e que mais tarde se provou verdadeira através dos vários testes que Deus colocou diante dele.
Líder religioso e político do Oriente Médio, Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim (571-632) entrou para a história como Maomé — ou Muhammad, com preferem seus seguidores —, o fundador do islã.
“Abraão é um personagem bíblico a partir do qual teriam se desenvolvido as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo”, explicou o professor Masotti.
Quem foi o primogênito de Abraão, Ismael ou Isaac?
Qual a diferença entre islamismo e Cristianismo?
O Cristianismo se basear nos encinametos de Jesus Cristo e a Bíblia Sagrada. O Islamismo acredita em Alá como o único Deus e seguem os encinametos de Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
A tradição muçulmana diz que os patriarcas Abraão e Ismael construíram o santuário sobre os primeiros alicerces postos por Adão. Todos os muçulmanos do mundo rezam nesta direção e, todos os que não tiverem um sério impedimento, deverão peregrinar à Meca, pelo menos uma vez na vida.
O ser humano pode se aproximar de Deus por meio de orações e recitação do Corão. Para os islâmicos, Deus não tem filho ou parentes, e não há outro deus superior a Alá. A oração cinco vezes por dia é a base da fé islâmica, feita na mesquita ou em qualquer outro lugar.
Segundo uma tradição judaica, Abraão era o guardião da Torá inteira, incluindo até mesmo os acréscimos rabínicos, antes mesmo de ser revelada por Deus. O Islão também considera a existência e a relevância de Abraão (com o nome de Ibrahim) como sendo o ancestral dos Árabes, através de Ishmael.
A civilização islamica teve a sua origem na península arábica (situada entre a Ásia e a África). Habitada por diferentes povos semitas (árabes, hebreus, assírios, fenícios e armaicos), organizados em tribos, a Arábia não tinha unidade política, estando dividida em clãs familiares.
Os dois livros têm algumas diferenças entre si. Primeiramente, a Bíblia é um livro escrito por homens que foram inspirados por Deus na crença cristã. Isso se difere do Alcorão, que se estabeleceu pelas revelações de Allah a Muhammad, sendo, portanto, as próprias palavras de Allah.
Daúde (em árabe: داود; romaniz.: Dawud é a versão islâmica do profeta judaico-cristão Davi. Era o mensageiro e legislador de Deus, bem como o rei do reino unido de Israel, um país considerado sagrado pelo Islã.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus.
(além de idosa, estéril) teriam um filho levou os patriarcas a... descendência, que não será contada, por numerosa que será. seguirá os ritos pagãos de Ismael (Anselmo Vasconcelos) em Gênesis.
Juntamente com o Judaísmo, eles remontam ao Profeta e Patriarca Abraão. Os profetas dessas tres religiões são descendentes diretos de seus dois filhos; Muhammad, descende do primogênito, Ismael.
Segundo a crença islâmica, Alá é o nome próprio de Deus e a submissão humilde a sua vontade, ordens e mandamentos é o pivô da fé muçulmana. Segundo o Corão, "ele é o único Deus, criador do universo e juiz da humanidade".
É fundamental na teologia islâmica o monoteísmo. A proclamação de fé de que “o único Deus é Allah e Mohammad o seu profeta” (Ashahadda) é a senha para se tornar muçulmano.
Seu nome é Mohammad al Mahdi (a palavra Mahdi em árabe significa também o guia). Houve depois do profeta Mohammad 12 imans da linhagem do profeta, sábios para guiar a Uma (comunidade). O Imam al Mahdi (que Allah apresse seu retorno) foi o 12º imam e o derradeiro.
Segue-se então o que é sem dúvida a mais importante diferença entre o islamismo e o cristianismo: os muçulmanos não acreditam na divindade de Jesus Cristo ou do Espírito Santo. Isso indica também que, embora todas as pessoas sejam igualmente criações de Deus, de acordo com a doutrina islâmica não somos Seus filhos.
Qual a diferença entre o islamismo e o cristianismo?
O Cristianismo e Islamismo tem algumas diferenças fundamentais: Ambas acreditam em Deus, mas o nome para ele no Islã é Allah; O livro sagrado do cristianismo é a bíblia e do Islã é o Alcorão; No Islamismo as mulheres devem manter a modéstia e cobrir os cabelos, isso não é uma regra para todas as vertentes cristãs.
De acordo com a tradição, Abraão foi o fundador do monoteísmo (sendo chamado “profeta” no Gênesis, 20:7), enquanto lendas posteriores referem-no como o repositório de toda a sabedoria e ciência.
Um homem que vagou pelo Oriente Médio e pelo norte do Egito há 4 mil anos. Que optou por seguir um só Deus e cujos dois primeiros filhos fundaram dois povos: os hebreus e os árabes. Seu nome é Abraão. Sua descendência moldou o Ocidente e foi determinante para forjar o mundo tal qual o conhecemos.
Pode-se dizer que muçulmanos são aqueles que seguem o islamismo, independente do país em que nasceram e/ou vivem. Destaque, portanto, que os muçulmanos não se restringem somente a uma região, sendo que o islamismo é a segunda maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo.