Améstris foi a primeira esposa de Xerxes I, se tornando a mãe de cinco ou seis filhos dele. Em geral, Améstris é descrita como uma rainha severa e licenciosa que exerceu uma influência funesta na corte aquemênida.
O nome da Rainha antes de Ester não era Vastir ,pois aprendi de de criança que era Vastir ? Aldira Mauro Vargas sim, Vasti e Améstris são mesma pessoa. Améstris é o nome persa.
“Ela ganhou o nome hebraico de Vasti e tudo que a Bíblia diz a seu respeito é que ela não aceitou a ordem do marido, o rei Assuero (nome hebraico para Xerxes) que queria expor sua beleza aos seus convidados de honra”, escreveu.
De acordo com o Midraxe, Vasti era bisneta do rei babilônico Nabucodonosor II, neta do rei Evil-Merodaque e filha do rei Belsazar. Durante o governo do pai de Vasti, multidões de medos e persas atacaram Babilônia e assassinaram Belsazar. Vasti, sem saber da morte do pai, correu para os aposentos do pai.
Ao mesmo tempo que este segundo banquete ocorria, a rainha Vasti também proporcionava um banquete às mulheres, na casa real do rei Assuero (Ester 1.9). E foi assim que a rainha Vasti foi destituída da sua realeza.
QUEM FOI AMÉSTRIS? A HISTÓRIA DA RAINHA VASTI QUE DESAFIOU O REI XERXES | A RAINHA DA PÉRSIA BÍBLIA
Como morreu Amestris na Bíblia?
Documentos da Babilônia datados do reinado de Artaxerxes I, referem-se a certas propriedades como "a casa da mulher do palácio". Esta mulher anônima pode ser a rainha-mãe Améstris ou Damáspia, esposa de Artaxerxes. Améstris morreu na velhice provavelmente por volta de 440 a.C.
Até onde li, uns dizem que Ester teve três filhos, outros dizem que foi mãe de uma menina, outros dizem que ela viveu 100 anos, mas é sempre um assunto vindo de várias fontes diferentes.
Portanto Vashti foi morta por rebelar-se. Entretanto, não foi simples coincidência que a cruel Vashti foi condenada à morte no Shabat. Ela estava pagando assim o sofrimento que causou às crianças judias no sagrado dia de Shabat.
Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que ela deveria apresentar-se sem o véu, o que já seria um escândalo. Outros propõem que ela deveria comparecer só usando a coroa, completamente nua, o que seria uma indignidade. Seja como for, a rainha simplesmente recusou-se a atender à ordem do rei.
De acordo com a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada. Ela teria sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã, no sudoeste da Ásia. Há alguns relatos, transmitidos principalmente por via oral, de que a rainha teria sido assassinada por inimigos do povo judeu.
Vasti deveria comparecer à festa, exibindo-se, a mando do rei, portando a coroa real. Vasti negou-se a atender a ordem do rei, que era seu marido. Este ficou enfurecido, nele acendendo “sua ira” na melodiosa linguagem desse belo texto.
Améstris sobreviveu por conta dos cuidados do personagem judeu e ficou longe de Susã por anos, onde achavam que ela estava morta. Para a atriz, o final da personagem foi “muito bonito”. “Ela conseguiu entender que Deus lhe deu essa oportunidade. E que Xerxes, com o coração bom, não teve coragem de matá-la.
Hamã recebeu permissão do rei para destruir todos os judeus do reino. Depois de jejuar com os judeus, Ester arriscou a própria vida indo até o rei para interceder pelos judeus. Ela expôs a traição de Hamã e salvou os judeus de seus inimigos.
Ester é uma moça judia que acaba se tornando a mulher mais poderosa do reino ao ver Xerxes caído aos seus pés. Com uma inteligência acima da média, ela foi responsável por ajudar o marido a desmascarar os planos do primeiro-ministro Hamã (Leonardo Medeiros).
A Bíblia relata, no livro de Ester, a história de uma mulher chamada Vasti. Ela era uma rainha muito bela e que, aparentemente, cumpria todos os seus deveres para com o rei. No entanto, ao ser chamada para ir a um banquete, ela se obstinou e recusou-se a obedecer à ordem do rei.
Améstris ou Vasti foi a primeira esposa do rei Assuero, também conhecido pelo nome grego Xerxes. Vasti chama a atenção pela sua beleza, mas isso não impedirá o rei de substituí-la 🫢
Alguns sugerem que Vasti se encontrava também visivelmente grávida com seu filho Artaxerxes naquela época, pois ele nasceu pouco depois, naquele mesmo ano, 483 a.C.
1:9 Os antigos documentos gregos chamam Amestris à esposa do Asuero, provavelmente uma forma grega para o Vasti. Vasti foi deposta em 484/483 a.C., mas a menciona outra vez nos registros antigos como a reina mãe durante o reinado de seu filho Artajerjes, que aconteceu ao Asuero.
De acordo com a novela “A Rainha da Pérsia”, exibida pela Record TV, o rei Xerxes é assassinado por seu próprio filho, Dário, que ambiciona tomar o trono persa.
Ester fica desolada ao descobrir que perdeu o bebê durante a tentativa de assassinato que sofreu. “Eu queria tanto te dar um filho”, diz a rainha enquanto Xerxes a consola. Perdeu algum detalhe de A Rainha da Pérsia? Acesse o PlayPlus.com para rever todos os episódios.
Os filhos de Hamã foram dez homens mencionados pelo nome no livro bíblico de Ester que foram mortos em 13 de Adar e enforcados no dia seguinte, 14 de Adar. Os nomes dos dez filhos de Hamã escritos em um pergaminho Representação dos dez filhos de Hamã pendurados na forca.