ARISTÓTELES filósofo grego (383-322 a.C.), discípulo de Platão, foi o criador da Metafísica, da Lógica, da Política e de outras ciências que fizeram parte da Filosofia até a Filosofia moderna.
Aos 30 anos de idade, Platão conheceu Sócrates, pensador que foi o seu mestre iniciador na Filosofia, mentor intelectual e amigo. A maioria dos escritos deixados por Platão forma os chamados diálogos socráticos, que são narrativas em que Sócrates é a personagem principal e porta-voz das ideias de Platão.
Sócrates confiou seus estudos aos discípulos. Isso significa que o que realmente se sabe sobre ele é por meio dos seus alunos, entre os quais Platão, Xenofonte e Aristófanes. Mestre de Platão, era considerado por ele o homem mais sábio e justo de Atenas.
Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.
De acordo com Diógenes Laércio, autor de outra história da filosofia grega intitulada Lives of Eminent Philosophers (século III d.C.), Platão morreu em um banquete de casamento ou, alternativamente, por causa de piolhos.
ARISTÓTELES filósofo grego (383-322 a.C.), discípulo de Platão, foi o criador da Metafísica, da Lógica, da Política e de outras ciências que fizeram parte da Filosofia até a Filosofia moderna.
Sócrates é culpado de não aceitar os deuses que são reconhecidos pelo Estado, de introduzir novos cultos, e, também, é culpado de corromper a juventude. Pena: a morte” (Platão.
Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa.
- Estoicos, como Sêneca e Marco Aurélio, também estavam ativos nesse período. Esses são apenas alguns exemplos dos filósofos mais conhecidos na época de Jesus, e suas ideias e ensinamentos tiveram um impacto significativo no pensamento daquela época.
Aristóteles, Platão, Maquiavel, Tales de Mileto. É provável que você conheça alguns destes nomes - talvez todos eles. Afinal, pertencem a filósofos famosos.
Logo, o sentimento anti-macedônio se tornou tão grande que Aristóteles foi acusado de impiedade. De modo a escapar da acusação e de não ter o mesmo destino que Sócrates, decidiu fugir para Cálcis na ilha de Eubeia, onde, no seu primeiro ano de estadia, faleceu devido a complicações abdominais.
Arquelau de Atenas (em grego clássico: Ἀρχέλαος; século V a.C.) foi um filósofo da Grécia Antiga, discípulo de Anaxágoras e a tradição o apresenta como mestre de Sócrates. Além da filosofia da natureza, Arquelau preocupou-se com a moral.
A este respeito, a morte de Sócrates apresenta um novo direcionamento, isso porque, o filósofo acreditava que com a morte do corpo, a alma não morre juntamente com ele, pois essa é imortal e passa a ter um papel inédito para que se possa alcançar a sabedoria, que é o objetivo ultimo do filósofo.