Filipe nasceu em Betsaida, na Galiléia, e foi um dos primeiros discípulos de Jesus, tendo sido, anteriormente, discípulo de são João Batista. O seu nome ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado mais de uma vez no Evangelho.
Em João 21 encontramos uma indicação aparente de que ele era um pescador, assim como seus amigos Pedro, André, Tiago e João. A Bíblia registra que ele imediatamente respondeu ao chamado de Jesus: “No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me” (Jo 1:43).
Para escapar da crescente perseguição em Jerusalém, Filipe viajou para Samaria a fim de continuar a compartilhar o evangelho. Por meio do sacerdócio, ele realizava milagres, curava muitas pessoas e “proclamava-lhes Cristo” (ver Atos 8:5–8).
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?
Ele servia como diácono em Jerusalém, mas esse não era seu único dom. Ele também era um evangelista, realizador de milagres e implantador de igrejas. Filipe percebeu uma oportunidade e não ficou restringindo a graça de Deus presente em sua vida.
Filipe, o Apóstolo, foi um dos doze apóstolos de Jesus. O Apóstolo Filipe era de Betsaida da Galileia (Jo 1:44; 12:21), a mesma cidade natal de André e Simão. Acredita-se que Betsaida se tratava de uma vila de pescadores localizada na parte ocidental do lago de Genesaré.
Quando eles estavam saindo da água, o Espírito do Senhor levou Filipe embora. O funcionário não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria. De repente, Filipe se encontrou na cidade de Azoto e seguiu viagem, anunciando o evangelho por todas as cidades até chegar a Cesareia.
Principalmente Felipe, pede que Jesus lhe mostre o Pai. Jesus lhe diz: “Se me conhecêsseis, conheceríeis também o Pai” (Jo 14,7). Portanto, quem conhece Jesus já conhece o Pai.
Filipe é uma variante de Felipe, significa “amigo dos cavalos”, “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”. Sua origem é o prenome grego Φίλιππος [Fílipos], latinizado em Philippus, composto de φιλέω [filéo], “querer, amar com afeto de amizade”, e ἵππος [híppos], “cavalo”.
Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus.
Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
Quem escreveu esse livro? Apesar de Timóteo também ser mencionado na saudação do início da epístola (ver Filipenses 1:1), foi Paulo quem escreveu a Epístola aos Filipenses.
Os apóstolos viviam guiados pelo Espírito Santo de Deus, por uma energia superior à deles, por uma vontade coletiva, e não individual, agiam de acordo com o Campo de Deus, e o Espírito arrebatou Filipe, um energia não local alterou uma situação local, produzindo o teletransporte.
Filipe, o Apóstolo (em grego: Φίλιππος, translit.: Phílippos; Betsaida c. 5 - c. 80) é mencionado no Novo Testamento como um dos doze apóstolos de Cristo e mártir.
Quem foi convertido ao ouvir a pregação de Felipe?
Um anjo disse a Filipe, o evangelista, que fosse até à estrada de Jerusalém para Gaza, e lá encontrou o eunuco etíope, o tesoureiro da Candace, rainha dos etíopes (grego antigo: Κανδάκη, o "Candace" era em língua meroítica, termo para "rainha" ou possivelmente "mulher real").
Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Jesus viu uma grande multidão de pessoas que subiam o monte, procurando por ele. Voltando-se para Filipe, perguntou: “Filipe, onde poderemos comprar pão para alimentar toda essa gente?” Ele estava colocando Filipe à prova, porque já sabia o que ia fazer.
No outro dia, Jesus decidiu ir para a Galileia. Encontrou Filipe e lhe disse: — Siga-me! Filipe era de Betsaida, onde também moravam André e Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse: — Nós encontramos o homem de quem Moisés escreveu na lei e sobre quem os profetas também escreveram!
Filipe foi a uma cidade de Samaria e ali anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais milagrosos que ele realizava, deu atenção unânime ao que ele dizia. Espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados.
O que é o significado do nome Filipe na Bíblia? O nome Filipe tem origem grega e significa ""amigo dos cavalos"". Na Bíblia, Filipe é um nome bastante mencionado, principalmente em relação ao apóstolo Filipe, um dos doze discípulos de Jesus Cristo.