Levi desempenhou um papel crucial na história bíblica como parte da tribo de Levi. Sua descendência serviu como sacerdotes e levitas, transmitindo os ensinamentos de Deus e mantendo viva a adoração a Ele.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
“O propósito de minha aliança com os levitas era dar vida e paz, e foi o que lhes dei. Para isso, era necessário que me temessem, e eles demonstraram grande temor por mim e reverência por meu nome. Transmitiram ao povo a verdade das leis que receberam de mim.
Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus.
QUEM FOI LEVI NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DE LEVI, FILHO DE JACÓ
Porque Jesus escolheu Levi?
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Ele estava zangado com seus filhos porque eles tomaram o assunto em suas próprias mãos e causaram o derramamento de sangue. Na verdade, ele estava zangado com seus filhos porque eles eram como ele. Levi viveu com a maldição de seu pai.
Ou seja, para o evangelista Marcos, Levi era o cobrador de impostos, e Mateus o integrante da lista dos Doze. Isto mesmo faz são Lucas no seu Evangelho: apresenta Levi e Mateus como duas pessoas diferentes (Lc 5,27 e 6,15).
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
11 Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará o seu vestido no vinho, e a sua capa, em sangue de uvas. 12 Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
Levi estava em seu posto de trabalho quando foi visto e convidado por Jesus a segui-lo. O versículo 28 concentra a resposta de Levi diante daquele convite: “Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu”.
A tribo de Levi tinha a responsabilidade pelas atividades sacerdotais, e os levitas eram os únicos sacerdotes com permissão de tocar e carregar a Arca da Aliança.
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina.
Ao sair dali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e lhe disse: ― Siga‑me. Ele se levantou e o seguiu. Aconteceu que, enquanto Jesus estava reclinado à mesa, na casa de Levi, muitos publicanos e pecadores comiam com ele e os seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.
De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado e filho de Zebedeu, tornou-se o mais destacado teólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103, quando tinha 94 anos.
Então entendeu Eli que o Senhor chamava o jovem. 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Levi, morto acusado por Caifás de trabalhar aos sábados, ressuscitou após o segundo tremor de terra. O sumo-sacerdote se assustou ao vê-lo caminhando pelas ruas.
O nome Levi é uma escolha tradicional com uma rica história e significado. De origem hebraica, o nome tem raízes bíblicas e seu significado é frequentemente associado à ideia de "unir" ou "juntar". Na Bíblia, Levi era o terceiro filho de Jacó e Lia, e foi o ancestral dos levitas, uma das doze tribos de Israel.
Moisés disse ao povo: — A tribo de Levi não receberá terras em Canaã, como as outras tribos. Portanto, os sacerdotes levitas receberão a sua parte dos sacrifícios oferecidos a Deus. Eles não terão terras; conforme o SENHOR Deus prometeu, a parte dessa tribo é o direito de os homens servirem como sacerdotes do SENHOR.
Então, Levi ofereceu a Jesus um grande banquete na sua casa. Uma grande multidão de publicanos e outras pessoas comiam com eles. Contudo, os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção reclamaram aos discípulos de Jesus: ― Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?
Levi era um judeu que trabalhava para os romanos como um publicano (coletor de impostos). Ele cobrava impostos dos cidadãos e também dos comerciantes que passavam pela cidade. Nos tempos bíblicos, ser um publicano era uma das profissões de maior hostilidade em meio aos judeus.