A edição de 2005 terminou com a equipe do Corinthians campeã pela quarta vez, tendo o Internacional como vice-campeão. O veterano atacante Romário (ex-Seleção Brasileira) foi novamente o artilheiro, desta vez com 22 gols, com a camisa 11 do Vasco.
O atacante Adriano, do Inter de Milão e da seleção brasileira foi eleito o maior artilheiro de 2005, segundo o ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol).
São Paulo, Grêmio, Santos e Paraná também conquistaram a vaga para a Libertadores através do Brasileirão. Enquanto isso, Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz foram rebaixados à Série B. O atacante Souza, do Goiás, foi o artilheiro da Série A com 17 gols.
Pelé, considerado o atleta do século passado, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, nas edições de 1961 e 1964, quando também se sagrou Campeão Brasileiro, algo que historicamente ocorreu 22 vezes. Washington detém o recorde, de gols em uma única edição, do Campeonato Brasileiro, com 34 gols em 2004.
Tevez foi o líder da equipe corinthiana que conquistou o tetracampeonato brasileiro em 2005. Naquela campanha, marcou 20 gols e foi eleito o melhor jogador do Brasileirão.
Valderrama y Romario se enfrentan a los mejores de Europa (1995)
Quem foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2005?
A edição de 2005 terminou com a equipe do Corinthians campeã pela quarta vez, tendo o Internacional como vice-campeão. O veterano atacante Romário (ex-Seleção Brasileira) foi novamente o artilheiro, desta vez com 22 gols, com a camisa 11 do Vasco.
Veja abaixo o artilheiro de cada edição do Brasileirão desde a implementação da disputa por pontos corridos: 2003*: Dimba (Goiás) – 31 gols. 2004*: Washington (Athletico-PR) – 34 gols. 2005*: Romário (Vasco) – 22 gols.
Quem é o artilheiro do Campeonato Brasileiro 2008?
Top de gols artilheiros do Brasileirão: Kléber Pereira, Keirrison e Washington 2008. No campeonato brasileiro de 2008, três atacantes dividiram a artilharia da competição. Kléber Pereira representou o Santos, Keirrison vestiu a camisa do Coritiba e Washington jogava pelo Fluminense.
A lista foi encabeçada por Afonso, do Heerenveen, e Eduardo da Silva, do Dínamo Zagreb, ambos com 34 gols. Na seqüência, veio o russo Dmitri Lipartov, do JK Trans Narva, com 30.
Washington, o Coração Valente, detém o recorde de gols em uma única edição do Campeonato Brasileiro. Em 2004, o centroavante marcou 34 vezes com a camisa do Athletico-PR — naquele campeonato, porém, havia 24 times e 46 rodadas.
Quem é o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2001?
Romário, do Vasco da Gama, foi o artilheiro do campeonato, com 21 gols. Mas o grande destaque foi o atacante Alex Mineiro, do Atlético Paranaense, que se tornou o quarto jogador a marcar quatro gols numa série final de Campeonato Brasileiro.
O time alviverde emplacou cinco jogadores na seleção do torneio, com o atacante Endrick levando o troféu de revelação e Abel Ferreira faturando o prêmio de melhor treinador. O centroavante uruguaio Luís Suárez, do Grêmio, foi eleito o craque do campeonato.