Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.
Esse método foi desenvolvido no Japão pelo mesmo criador do diagrama de Ishikawa (outra ferramenta da qualidade) e então reconhecido como o guru da qualidade Dr. Kaoru Ishikawa. Assim como também outras ferramentas, o 5S foi responsável pela reconstrução do Japão após o período pós-guerra.
A metodologia 5S nasceu no Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Esse foi um período de reconstrução do país no qual as indústrias japonesas foram reestruturadas com base no aprimoramento dos princípios de controle de qualidade dos Estados Unidos.
Há controversas sobre quem foi o criador da técnica, algumas referências mencionam que ela foi desenvolvida por Hiroyuki Hirano, entretanto a maioria dos estudos apontam que o 5S surgiu das idealizações de Kaoru Ishikawa.
Ele desenvolveu um framework para o 5S e escreveu uma série de manuais sobre a metodologia, incluindo “5S for Operators: 5 Pillars of the Visual Workplace (For Your Organization)”.
O que é o método 5S? A ferramenta 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e a qualidade total das entregas da companhia, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.
Quem foi o responsável pela criação do diagrama de Causa-e-efeito e pelo Programa 5S's?
A sua origem data de 1943, no Japão, onde foi criado por Kaoru Ishikawa, engenheiro químico da Tokyo University que, também, deu origem ao nome do diagrama.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização que explica exatamente essa frase citada no início. É o nosso ponto inicial para colocar o ambiente de trabalho em ordem.
Qual a primeira empresa que implantou o 5S no mundo?
A metodologia 5S teve origem no Japão sendo implementada pela primeira vez pela Toyota Motor Corporation. A metodologia foi desenvolvida como uma forma de tornar possível o “just in time” (JIT).
O quinto e último S é o Shitsuke ou senso de disciplina. Para desenvolver um novo hábito e mantê-lo a longo prazo, a disciplina é extremamente importante. Por isso, é essencial desenvolver nos colaboradores um senso de autodisciplina e estimular que os novos processos e valores sejam absorvidos por todos.
A disciplina, muitas vezes considerada ponto principal do 5S, é atingida quando cada colaborador realiza seu papel na busca por um ambiente propício. Sendo assim, é responsável por melhorar a qualidade, o desempenho, a saúde e a produtividade dentro de uma organização.
O nome "5S" vem das iniciais das palavras japonesas Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina).
Em 1950, o japonês Kaoru Ishikawa criou a metodologia 5S após regressar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos. O objetivo do 5S foi ajudar o seu país a se reestruturar rapidamente, melhorar os seus índices econômicos e voltar a ocupar uma posição proeminente no cenário global.
No Brasil, a sua execução iniciou-se em meados dos anos 90. Atualmente, o 5S é considerado a base para a implantação da Qualidade Total (estratégia administrativa cujo o objetivo é gerar a prática e consciência da qualidade em todos os processos das empresas).
Kaoru Ishikawa (1915-1989) foi um renomado professor, autor e especialista japonês em gestão da qualidade, cujas contribuições desempenharam um papel fundamental na melhoria dos processos de produção e na excelência empresarial em todo o mundo.
A denominação 5S é devida às cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra "S", quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. Algumas empresas no Japão utilizam o 5S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da Qualidade Total.
Na prática, a metodologia 5S é uma ferramenta de otimização do desenho, organização e manutenção do espaço de trabalho baseada em 5 princípios: Seiri (senso de utilização) Seiton (senso de organização) Seiso (senso de limpeza)
5s é uma filosofia de gestão e trabalho que busca essencialmente trazer para a organização segurança aos seus colaboradores, maior produtividade, organização, limpeza, identificação e padronização de forma sistemática para que o resultado atingido seja aquele que foi planejado pela liderança da empresa.
Apesar de a criação do método 5S não ser tão recente assim, muito da sua fama se deve à Toyota. Sakichi Toyoda, fundador da empresa, Kiichiro, seu filho e Taiichi Ohno, engenheiro-chefe, se uniram e desenvolveram juntos o Sistema Toyota de Produção, que também é conhecido pela sigla TPS.
No pós Segunda Guerra Mundial, o fundador da Toyota, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro e o engenheiro-chefe Taiichi Ohno desenvolveram o Sistema Toyota de Produção, ou TPS.