Jônatas e Davi se preocupavam profundamente um com o outro de uma forma que era indiscutivelmente mais forte e íntima do que uma amizade platônica. Os estudiosos destacam, por exemplo, que, ao conhecer Davi, o narrador descreve Jônatas como sentindo algo que só pode ser definido como “amor à primeira vista”.
Jônatas amou Davi como à sua própria alma. A palavra usada aqui é אַהֲבָה, de אָהֵב. Esta palavra é normalmente associada em traduções com a palavra amor e, pode estar ligada tanto ao amor como afeição, quanto como atração, ou como um cuidado amoroso entre amigos, ou ainda como um amante mesmo.
O rei, então, descobre que sua filha, Mical, amava Davi. Sendo filha do rei de Israel, não é de se surpreender com a personalidade mimada de Mical. Ela tinha tudo que queria, não precisava medir as palavras e se sentia acima de todas as outras jovens israelitas.
LAMARTINE se EMOCIONA ao FALAR da RELAÇÃO de DEUS com REI DAVI
Qual era a esposa favorita de Davi?
Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis. Foi um caso de paixão sexual à primeira vista. Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho.
Bate-Seba, Betsabé ou Batseba, Betseba (em hebraico: בת שבע, Batsheva ou Batseba) foi, de acordo com a narrativa bíblica, rainha consorte de Israel como uma das esposas do rei Davi. Era filha de Eliã ou Amiel, e esposa de Urias, o guerreiro hitita a serviço do rei hebreu.
Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
Segundo a Bíblia (Livro Segundo de Samuel), o Rei Davi se apaixonou por Betsabá ao vê-la banhar-se do alto do terraço de seu palácio. Ele a chamou a seus aposentos e com ela manteve relações sexuais, resultando na gravidez.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
“O que nos leva para uma fase triste da história de amor dos dois, pois Mical fica alguns anos separada de Davi e, quando retorna para ele, Davi já não é o mesmo que ela conheceu e já está casado com outras mulheres”, diz. Assim, Mical deixa o posto de primeira esposa para ser a última.
Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, que se chamava Tamar. Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. Ele estava tão apaixonado, que até ficou doente.
E, assim, uma das consequências do pecado do monarca se cumpre. Absalão violenta as concubinas de Davi dentro de uma tenda exposta ao povo na frente do palácio de Jerusalém.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Ator relata transformação da relação do rei de Israel com Deus após a perda da amada. A estreia de Reis — A Decadência revelou ao público a morte de Abisague (Barbara França) no parto após a briga com Naamá (Ingrid Conte) em uma sequência tensa e emocionante.
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
Após a morte de Davi, que é descrita no segundo capítulo do livro, Bate-Seba continua viva e aparece em mais algumas passagens. Durante o tempo em que ficou casada com Davi, Bate-Seba teve cinco filhos, mas apenas quatro deles sobreviveram ao parto e são citados por nome na Bíblia.