Em 1924, Luria conheceu Lev Vygotsky (1896-1934) que grandemente o influenciaria. Junto com Alexei Nikolaievich Leontiev (1904-1979), estes três psicólogos lançaram um projeto para desenvolver uma psicologia radicalmente nova.
Alexander Romanovich Luria foi um russo que viveu no século passado (1902-1977) e é considerado o pai da Neuropsicologia moderna, sendo inclusive o criador deste termo. Trabalhou junto com Lev Semionovich Vygotsky e Alexei Leontiev na construção de uma Psicológica com uma fundamentação filosófica marxista-dialética.
Fundamental também nas postulações de Luria é o fato de que as três unidades funcionais operam em conjunto ao longo de toda a vida individual, e as relações entre elas se transformam no processo de desenvolvimento, sempre em interação com o contexto histórico-cultural em que o sujeito se encontra.
De tão brilhante, Vygotsky ensinou tudo o que sabia a Luria que foi seu discípulo. Vamos à ele: ALEXANDER LURIA (1902-1977) foi um psicólogo e neuropsicólogo russo, e é considerado uma das mais importantes figuras que se preocupava em estudar o sistema nervoso central.
Qual foi o psicólogo soviético discípulo de Vygotsky?
S. L. Rubinstein (1889-1960) foi, possivelmente, junto com Vygotsky, o psicólogo que mais influenciou teórica e metodologicamente a Psicologia Soviética.
Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido, destacando-se a plasticidade cerebral e a ideia de funções mentais superiores tipicamente humanas, construídas ao longo da evolução da espécie.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
Qual o estudo de Luria que teve contribuição com a educação?
Luria buscou explorar as estruturas cerebrais e os processos psíquicos do complexo cérebro- mente, partilhando a teoria histórico-social da aprendizagem com Vygotsky e enfatizando que a construção da mente humana ocorria a partir das interações entre sujeito, SN, mente e meio social.
O termo neuropsicologia foi utilizado pela primeira vez em 1913 em uma conferência proferida por Sir William Osler, nos Estados Unidos (Bruce, 1985, citado em Mäder, 1996). Apareceu ainda como um subtítulo na obra de 1949 de Donald Hebb chamada The Organization of Behavior: A Neuropsychological Theory.
A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo – um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros.
As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas.
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
Em nosso meio, um dos precursores na aplicação dos conceitos neuropsicológicos foi o médico Antonio Frederico Branco Lefèvre (1916-1981), reconhecido como um dos pais da neurologia infantil nacional.
Que forma são constituídas as regiões cerebrais segundo Luria?
O neuropsicólogo Alexandre Luria é um dos pioneiros a descrever tal processo. Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.
Temporal. Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. Contribuem com o processamento de informações auditivas e a codificação da memória. Além disso, desempenham um papel importante no processamento de afeto, linguagem e percepção visual.
Por fim, Javier de Felipe Oroquieta fez um resumo sobre a história de Santiago Ramón y Cajal, homenageado por seu papel de “pai da neurociência moderna”. “Ele desenvolveu uma nova forma de pensar como funciona o sistema nervoso”, afirma Oroquieta.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
Lev Semenovich Vygotsky foi um psicólogo descoberto nos meios acadêmicos ocidentais, que nasceu no dia 17 de novembro de 1896 em Orsha, na Bielo-Rússia, Vygotsky era de família judaica de boa condição financeira, morava com seus pais e seus sete irmãos, o pai de Vygotsky trabalhava em um banco e em uma companhia de ...
Qual foi a contribuição de Vygotsky para a psicologia?
Vygotsky nos traz uma de suas principais teorias relacionadas à aprendizagem do sujeito, que nos permite compreender o desenvolvimento humano na sociedade, uma vez que o autor parte das interações como meio de se apropriar e modificar do mundo exterior estabelecendo uma relação de interdependência.