Construção de Brasília ocorreu no governo de Juscelino Kubitschek e foi a concretização de um plano de longa data para transferir a capital brasileira para o planalto central. Ouça o texto abaixo!
Quem foram os responsáveis pela construção de Brasília?
Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.
JK, enquanto um político desenvolvimentista, defendeu na campanha uma política em defesa do desenvolvimento e da industrialização do Brasil e seu lema foi “50 anos em 5”.
O maior acontecimento do governo JK foi a construção de Brasília e sua inauguração em 1960 como a nova capital do país, feito que repercutiu em todo o planeta por causa da beleza da nova cidade e pela rapidez na qual ela foi construída.
Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos.
“Era só barro, poeira e vento frio. Isso aqui era tão frio que quem não conhece nem acredita”, conta. Assim como Raimundo, o programa conta com a participação de outros pioneiros, como o casal Norma e Corban de Deus, além de Alpheu Tomás Leite.
Quanto tempo demorou para a construção de Brasília?
Imagens da construção da capital brasileira. A Construção de Brasília foi feita em apenas 3 anos, entre 1957 e 1960. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. O ponto de partida da Construção de Brasília se deu em um comício de Juscelino Kubitschek.
Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.
Foi nesse momento que os cafeicultores do Oeste Paulista, membros do Partido Republicano Paulista, se uniram aos militares, permitindo, assim, o golpe da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Em novembro de 1891, Deodoro da Fonseca, em seu ímpeto autoritário, resolveu dissolver o Congresso brasileiro. Isso foi uma resposta do presidente à tentativa do Congresso de aprovar uma lei reduzindo os poderes presidenciais. A ação do presidente, porém, atentava contra a Constituição de 1891.
Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.
Em 1961, elegeu-se senador por Goiás e tentou viabilizar sua candidatura à presidência em 1965. No entanto, com o golpe militar de 1964, foi acusado pelos militares de corrupção e de ser apoiado pelos comunistas. Como consequência, teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos.
O que levou o presidente a construir uma nova capital para o país?
A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
O que aconteceu com os candangos após a construção de Brasília?
Em 21 de abril de 1988, a Vila Planalto – que é remanescente dos acampamentos operários da construção da capital do Brasil – foi tombada Patrimônio Histórico do Distrito Federal. Apesar do tombamento, passados 35 anos, até hoje a história dos candangos da Vila Planalto é silenciada na história oficial de Brasília.
O economista Eugênio Gudin (1886-1986), ministro da Fazenda de agosto de 1954 a abril de 1955, no governo de Café Filho (1899-1970), estimou o custo da construção de Brasília em US$ 1,5 bilhão em valor de 1960, quando foi inaugurada a cidade.
O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada. Fundada em 1933, a outra, Brazlândia, era um povoado da área rural do município goiano de Luziânia e tinha menos de mil moradores em 21 de abril de 1960.
O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.
Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.
Qual foi a consequência da construção de Brasília?
Houve falta de planejamento financeiro, recursos mal administrados, gastos desenfreados e verba desviada. Como consequência, nos anos seguintes, a inflação disparou, a população empobreceu e a desigualdade social cresceu. Outra consequência foi a desigualdade regional.
Qual a cidade que foi a primeira capital do Brasil?
Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.