Introdução. Deus revelou a Pedro em uma visão que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. Pedro ensinou o evangelho a Cornélio e sua família e, mais tarde, resolveu uma contenda entre os santos judeus sobre o evangelho ser pregado aos gentios. A obra do Senhor continuou progredindo apesar da perseguição.
É o primeiro pregador dos gentios, isto é, mundo fora da Palestina (Israel). Paulo assumiu o Reino de Deus como proposta universal, anunciando-o nas cidades greco-romanas.
Justamente Paulo, o apóstolo aos gentios (Gl 2.7-8), que também se designa “mestre dos gentios” (1 Tm 2.7; 2 Tm 1.11), é quem, na Carta aos Romanos, explana a posição básica de Israel nos planos de Deus. Martim Lutero chamava a Carta aos Romanos de “a peça mais importante do Novo Testamento”.
Tradicionalmente, o Cornélio, o Centurião, é considerado o primeiro gentio convertido. Paulo de Tarso, depois de sua conversão ao cristianismo, reivindicou o título de Apóstolo dos Gentios. A influência de Paulo no pensamento cristão se diz ser mais significativa do que qualquer outro autor do Novo Testamento.
O escolhido para esta abertura do Evangelho às nações foi Paulo, “o apóstolo dos gentios” (At 9, 15). Paulo nasceu em Tarso, onde floresciam escolas de letras, filosofia e ciências. As cartas paulinas deixam claro ter tido ele um conhecimento suficiente da língua grega, não um grego clássico, mas um “dialeto comum”.
O apóstolo que conhecemos melhor foi Paulo, um Fariseu, que se tinha oposto a este novo grupo. Ele teve uma visão de Jesus(no céu) que lhe disse para ser «o apóstolo dos Gentios».
Qual foi o primeiro apóstolo que pregou para um gentil?
Pedro foi portanto o primeiro apóstolo a abrir o cristianismo para os judeus, em Pentecostes, bem como para os gentios incircuncisos, alguns anos mais tarde. Tiago também concordou que foi "pela primeira vez" que Deus voltara sua atenção para "as nações", conforme registo de Atos 15:14.
Quando o evangelho começou a ser pregado aos gentios?
Introdução. Deus revelou a Pedro em uma visão que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. Pedro ensinou o evangelho a Cornélio e sua família e, mais tarde, resolveu uma contenda entre os santos judeus sobre o evangelho ser pregado aos gentios. A obra do Senhor continuou progredindo apesar da perseguição.
“Paulo era intelectual e um grande conhecedor da cultura da época, mas antes de se converter ele era perseguidor dos cristãos, e chegou até a matar alguns deles”, diz. Depois da conversão, Paulo ficou conhecido por ser o primeiro a levar o evangelho além dos limites do império.
Este foi o primeiro gentil convertido. Outro fato estratégico na sua conversão é quem foi batizar Cornélio. Não foi nenhum dos outros apóstolos e sim Pedro, o pastor da igreja, o chefe, o apascentador, ninguém poderia contestar a palavra do líder da igreja.
Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus.
A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos.
Faz referências à dinâmica da Igreja nascente, comandada pelos discípulos de Jesus, o início da martiria cristã e a conversão de um judeu fariseu – o apóstolo Paulo - que assumiu a responsabilidade da pregação do Evangelho aos gentios.
A palavra gentio (feminino: gentia) designa um não judeu ou israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Acredita-se que ele tenha nascido por volta do ano 6 a.C. e 4 a.C. Sua atuação como profeta religioso levou ao surgimento de uma nova religião: o cristianismo. Alguns historiadores acreditam que ele teria sido o líder de um movimento revolucionário na Palestina.
Gn 12.1,2: Segundo os estudiosos da Bíblia, a chamada de Abraão tem início o Evangelho de Jesus Cristo. Abraão era tão gentio quanto eu e você, quando Deus o chamou a formar o povo escolhido (Dt 26.5). No entanto, pela fé, tornou-se pai da nação hebreia e de todos os que creem.
São Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um livro contando a vida e a morte de Jesus Cristo, ao qual ele deu o nome de Evangelho e que foi amplamente usado pelos primeiros cristãos da Palestina. Quando o apóstolo são Bartolomeu viajou para as Índias, levou consigo uma cópia.
O autor de Atos dos Apóstolos mostra o apóstolo Pedro como um grande missionário “percorrendo todos os lugares” (At 9,32) – Lida, Jope, Cesareia etc. – e chega a caracterizar Pedro como “apóstolos dos gentios” (At 15,7).
Logo, se um gentio se convertesse ao judaísmo e fosse circuncidado ele faria parte da comunidade e seus bisnetos seriam considerados com pleno direito (Deuteronômio 23:7-8). Um exemplo disso é o caso de Rute, que era estrangeira, mas foi aceita na comunidade judaica depois que se converteu ao Deus de Abraão.
Não era apóstolo oficialmente, mas foi considerado o apóstolo do gentios por causa da sua grande obra missionário nos países gentílicos. Ele dizia de si mesmo: "Eu trabalhei mais que todos os apóstolos... e ai de mim se não evangelizar!", mas também dizia: "Eu sou o menor dos apóstolos...
Petrônio é o nome dado ao centurião de Pôncio Pilatos que comandava os quatro soldados que executaram Jesus. Seu nome não está presente nos evangelhos canônicos, mas é mencionado no Evangelho de Pedro, uma obra pseudepigráfica falsamente atribuída ao apóstolo Pedro.
Quando Pedro ia entrando, Cornélio veio ao seu encontro, ajoelhou-se e curvou a cabeça diante dele. Mas Pedro fez com que ele se levantasse e disse: — Fique de pé, pois eu sou apenas um homem como você.